Inicio Geral Hospital AC Camargo leva Programa de Prevenção de Câncer para servidores da...

Hospital AC Camargo leva Programa de Prevenção de Câncer para servidores da SAP

0

O Programa de Prevenção de Câncer iniciou em junho na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio da parceria com o Hospital AC Camargo, e tem como objetivo levar aos servidores da pasta o conhecimento sobre a doença e viabilizar consultas e exames preventivos.

Durante as palestras realizadas nos dias 13 e 21/6, no auditório SAP da sede, o palestrante Carlos Alberto Gomes da Silva, assistente administrativo do departamento de prevenção do AC Camargo, explicou como funciona a prevenção e tratamento do câncer. A enfermeira, Fernanda Sulian de Carvalho, mostrou os tipos mais recorrentes de tumores e esclareceu como é feito o rastreamento deles, quais exames devem ser feitos, quais são os tratamentos e ressaltou que o diagnóstico tardio prejudica a possibilidade de cura da doença.

Segundo Silva, muitas pessoas, ainda hoje, possuem receio de realizar os exames preventivos do câncer. “Ainda temos um tabu a se quebrar a respeito da doença. Antigamente, ao descobrir que se tinha câncer era uma sentença de morte e hoje ainda existem muitas famílias que pensam assim. Nosso intuito com o programa é tirar esse pensamento e levar informação para essas pessoas”.

O Programa também é realizado em outras instituições como a Tropa de Choque, Cavalaria e Rota da Polícia Militar (PM), escola de samba Vai-Vai, igrejas, centros espiritas e ONGs. A assististe técnica e integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Gislene Aparecida de Freitas, conta que soube do projeto através da sua irmã, que é da PM, se interessou e então procurou o contato do hospital. “O programa propicia aos servidores informações importantes para a saúde, além de facilitar o agendamento de consultas e exames preventivos ao câncer. Já temos, aproximadamente, 160 funcionários participando da prevenção”, afirma Gislene.

Atualmente, o AC Camargo é o maior hospital do câncer na América Latina e o segundo maior do mundo em tratamento, pesquisa e ensino da doença, além de ser pioneiro no trabalho de prevenção no Brasil. O Programa de Prevenção de Câncer iniciou em 2007 com a ideia de levar para o público fora do hospital, o conhecimento sobre a doença e propiciar o diagnóstico precoce.


Fonte: Assessoria de Imprensa – SAP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile