O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove de 7 a 13 de abril atividades em comemoração à Semana Mundial da Alergia, no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), localizado na zona sul da capital paulista.
Conforme as diretrizes da WAO – World Allergy Association, o enfoque deste ano será a questão da “Anafilaxia – quando as alergias podem ser graves ou fatais”. O choque anafilático, como também é conhecido, é uma forte reação do organismo às substâncias existentes em alimentos, medicamentos e picada de insetos (como abelhas e vespas), entre outros produtos.
“Quando esta situação não é prontamente reconhecida e tratada, pode levar à morte. Nesta reação exagerada e inadequada ocorrem sintomas como coceira, vermelhidão, inchaços, tonturas, falta de ar, desmaios e queda da pressão arterial, podendo ocasionar falência cardíaca e respiratória”, explica a chefe do ambulatório do Serviço de Alergia do HSPE, Fátima Rodrigues Fernandes.
Sobre esse tema, o ambulatório de Alergia do HSPE é referência no tratamento de alergias raras, como ao látex, encontrado nas luvas usadas por profissionais de saúde. “Sabe-se que 10% desses profissionais desenvolvem reação a esse produto e, através de testes e exames, é possível fazer o diagnóstico e definir medidas preventivas. Hoje, temos em acompanhamento cerca de 70 pacientes, a maioria profissionais da saúde”, afirma a especialista.
Segundo ela, nota-se, ainda, um aumento dos quadros alérgicos nas últimas décadas, especialmente nas metrópoles, em função das mudanças nos hábitos de vida e alterações climáticas. “Em particular, as alergias respiratórias, como a asma e rinosinusite que interferem na qualidade de vida de crianças e idosos, sobretudo nos períodos de mudanças de estação.”
No dia 10 de abril, haverá palestras para os usuários do Iamspe e para o público em geral, das 9h às 12h, no saguão do ambulatório de Alergia, com atividades educativas e recreativas para crianças e adultos e distribuição de folhetos e materiais informativos sobre doenças alérgicas e asma. Monitores estarão presentes para a atividade recreativa com as crianças.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, cerca de 30% da população em geral sofrem algum tipo de alergia, sendo que 20% são crianças.
O Serviço de Alergia do HSPE realiza anualmente cursos de atualização e eventos de conscientização dos diferentes tipos de doenças alérgicas para a população. Além disso, atua na formação de médicos residentes e pós-graduandos e tem várias linhas de pesquisa sobre diagnóstico e tratamento das alergias, sendo considerado um dos serviços de ponta no País.
EVENTO
Palestras audiovisuais com especialistas para esclarecer dúvidas:
As alergias podem matar? Você sabe o que é anafilaxia? – dra. Chayanne Andrade de Araujo
Prevenção das alergias e controle ambiental – dra. Catarina de Faria Furlan
Como saber se tenho alergia alimentar? – dra. Marilise Guedes Candido Marculino
Tenho rinite: Pode ser alergia? Como posso tratar? – dra. Tatianna Mercuri de Campos
O que é asma? Existe diferença entre asma e bronquite? Como tratar? – dra. Marcela Pereira Leite Sales
Imunoterapia: Vacinas podem ser úteis no tratamento das alergias? – dra. Erica Benedetti Sbrissa
Alergias na pele: Como se apresentam e como diagnosticar? – dra. Dayane Dolores Robles Brandini
Dia: 10/04/2014 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: HSPE – Rua Borges Lagoa, 1.755 – Prédio dos Ambulatórios, 4º andar
Fonte: Assessoria de Imprensa do Iamspe