Iamspe fará teste rápido para detectar Aids

0
41

 

Exame faz parte do Programa Atitude Consciente elaborado pelo Hospital do Servidor Público Estadual

 

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) lança no dia 28 de novembro, a partir das 9h, o Programa Atitude Consciente, que oferecerá aos seus usuários testes rápidos gratuitos para diagnóstico de Aids e tratamento integral aos pacientes com diagnóstico positivo para a doença. 

 

O teste rápido, com duração de dez minutos, poderá ser feito no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) em São Paulo, sem necessidade de agendamento prévio.  O resultado sai em até uma hora. Se necessário, o usuário é encaminhado para tratamento e sai do hospital inclusive com a próxima consulta agendada.

 

Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar do HSPE formada por médicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e enfermeiros especializados na aplicação do teste rápido, o Programa Atitude Consciente tem por objetivo garantir assistência integral aos servidores públicos estaduais e seus dependentes, desde a identificação da doença até o tratamento.   

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem 34 milhões de portadores de Aids no mundo, sendo aproximadamente 600 mil só no Brasil.Causador da Aids, o HIV é um vírus de imunodeficiência humana que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

 

Nem sempre os portadores do vírus têm Aids. Muitas pessoas são portadoras do HIV e vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença. Entretanto, essas pessoas podem transmitir o vírus a outras. Por isso é importante fazer o teste e se proteger do contágio da doença.

 

A transmissão do vírus pode ocorrer por meio de relação sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis e reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.

 

A partir do dia 28, os interessados em realizar o teste de Aids devem procurar o Serviço de Moléstias Infecciosas, no primeiro andar do prédio do ambulatório, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 11h. O endereço é rua Borges Lagoa, 1755, Vila Clementino, São Paulo, Capital. É necessário trazer o cartão de consultas do Iamspe e um documento de identificação com foto.

 

No evento de lançamento do programa, a equipe multidisciplinar do Programa Atitude Consciente apresentará a palestra “Políticas públicas, uma reflexão sobre a saúde do servidor público estadual”.  Os interessados podem se inscrever para a palestra pelo site www.iamspe.sp.gov.br

 

Serviço:

 

Evento: Lançamento do Programa Atitude Consciente – Palestra: Políticas públicas, uma reflexão sobre a saúde do servidor público estadual

Quando: 28/11/11, a partir das 9h

Onde: Hospital do Servidor Público Estadual – Anfiteatro B – Rua Pedro de Toledo, 1800

Inscrições: www.iamspe.sp.gov.br

 

 

Fonte: Iamspe

__________________
IMPRENSA SINDASP-SP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.