Iamspe faz 1º Pregão Eletrônico para comprar medicamento

O Iamspe passou a adotar a partir de terça-feira, 15, um novo modelo para compra de medicamentos: o pregão eletrônico, uma alternativa mais ágil e econômica à tradicional licitação. O primeiro produto comprado pelo novo sistema foi o Doxazosina, 4mg, que será fornecido pela empresa Merck S/A. O comprimido saiu R$ 0,35 a unidade, uma economia de 29% em relação aos R$ 0,49 pagos pelo mesmo produto anteriormente.

O evento foi coordenado pela pregoeira Laura Elizabeth da Silva Araújo e contou com o apoio técnico do farmacêutico e assistente técnico de direção, Márcio Rogério Lopes.

?A vantagem do pregão eletrônico é que um número maior de empresas consegue participar já que a operação é on-line, sem limite de valor?, explica Luciana Thompson, da equipe de pregoeiras do Iamspe. Segundo ela, esta modalidade de compra será usada pelo Iamspe na compra de todos os medicamentos, materiais e insumos que não necessitem de apresentação de amostra para análise da equipe técnica. Também será utilizada na aquisição de itens não contemplados no Sistema de Registro de Preço, que viabiliza compra sucessivas por períodos determinados.

O edital do pregão é divulgado pelo sistema da Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado de São Paulo (BEC-SP). Os interessados se cadastram no sistema e enviam as propostas. A transparência do processo é assegurada pelo sigilo. Os pregoeiros só ficam sabendo quem será a empresa fornecedora após encerrada a fase de lance.

No dia da licitação, as propostas são abertas e somente as empresas que atenderam as especificações técnicas e apresentaram a documentação exigida são autorizadas a negociar pela internet. Após a etapa de lances, a coordenadora do pregão dá início à fase de negociação com a empresa que ofereceu o menor lance até que as duas partes concordem com o preço final.
Fonte: Iamspe
por Sylvio Micelli