A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que a nova data de inauguração da penitenciária de Bernardino de Campos ainda será estudada pelo governo do Estado. A inauguração era para ter ocorrido no último dia 8, mas foi adiada.
O governador Geraldo Alckmin havia até anunciado em pronunciamento oficial que o presídio de Bernardino de Campos seria inaugurado dia 8. Logo em seguida, a inauguração foi cancelada.
Segundo informações da SAP, a inauguração ocorre com presídio vazio e várias autoridades são convidadas para conhecerem as instalações. Só depois deste cerimonial e sem autoridades e demais pessoas, o presídio passará a receber presos.
Em Ourinhos, o 31º BOM-I já prepara um esquema especial para dar escolta aos presos, assim que a data de funcionamento do presídio foi definido. Serão transferidos presos de vários presídios em Estado para Bernardino de Campos.
O presídio tem capacidade para 847 presos, foi construído às margens da rodovia Raposo Tavares, km 388, entre os municípios de Bernardino de Campos e Ipaussu sob vários protestos de prefeitos da região de Ourinhos.
Alckmin afirmou no pronunciamento que o governo do Estado obedecerá um cronograma de inaugurações. A primeira seria a inauguração do presídio de Bernardino de Campos. A segunda penitenciária que será inaugurada pelo governo do Estado será Porto Feliz, depois Votorantim, Taquarituba e Mogi Guaçu.
Fonte: Tribuna Ourinhense