Inicio Geral Iniciativa inédita no sistema prisional paulista estimula uso consciente da água

Iniciativa inédita no sistema prisional paulista estimula uso consciente da água

0

Parceria entre Penitenciária de Parelheiros e Estação Ciência da USP promove a ação educativa através de exposição montada na unidade

 

 Secretário visita exposição dentro da Penitenciária de Parelheiros

 

Pela primeira vez no sistema prisional paulista, a Estação Ciência da Universidade de São Paulo monta uma exposição dentro de uma unidade prisional. Denominada “Água Brasilis”, a mostra é o ponto alto de um esforço da direção da Penitenciária de Parelheiros na racionalização de custos da unidade. Também estão em andamento ações de modernização como instalação de válvulas solenóides nos reservatórios de água (liberação e fechamento automático da rede hidráulica dos pavilhões habitacionais) e de redutores de vazão em todas as torneiras do presídio.

 

Na abertura da exposição, realizada no último dia 27/09, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, explicou que a maior parte da população prisional vem de lares desestruturados, com pouco ou nenhum acesso à educação. Isso faz com que muitos reeducandos acabem desperdiçando a água por pura falta de informação; daí a importância de ações educativas como aquela.

 

O diretor da Estação Ciência, Professor Doutor José Antonio Visintin, salientou que, nos 25 anos de Estação, era a primeira vez que eles montavam uma exposição dentro de uma unidade prisional. Isso, no entender do professor, era uma mostra das atitudes inovadoras adotadas pelo Governo do Estado na relação entre cárcere, Estado e sociedade. Encerrando sua fala, Visintin colocou a Estação Ciência à disposição para futura ampliação da parceria com a SAP, convite que foi acolhido de imediato pelo secretário.

 

Exposição – “Água Brasilis” mostra, através de painéis, maquetes e outros equipamentos, a história do uso da água no Brasil, desde os índios até os dias atuais, passando pelos diferentes ciclos econômicos brasileiros.

 

A exposição tem como principal objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade de preservação dos recursos hídricos e colocar este tema em discussão, provocando reflexões e, quem sabe, soluções que permitam a preservação de mananciais e a contenção do despejo de efluentes industriais e esgotos domésticos nas águas dos rios e mares.

 

Alguns internos da Penitenciária de Parelheiros foram capacitados pela equipe da Estação Ciência para serem monitores da exposição. No evento de inauguração, o reeducando José Domingos de Souza fez um histórico para as autoridades presentes da importância dos rios brasileiros desde a colonização do Brasil até os dias de hoje.

 

As famílias dos detentos, muitas vezes carentes de acesso a equipamentos culturais, também terão a oportunidade de ter contato com essa exposição e conhecer uma amostra da Estação Ciência e seus conteúdos quando estiverem fazendo suas visitas.

 

Fonte: SAP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile