Jacini visita obra de reforma do Instituto Penal

O secretário de Estado, Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, visitou hoje (24) o Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) para vistoriar os trabalhos de reforma que estão sendo realizados na unidade penal. A obra, prevista para ser concluída em setembro, está recebendo um investimento de R$ 737.113,92 em recursos próprios do Estado, e além de reconstruir o que foi danificado na rebelião ocorrida em dezembro do ano passado, também trará melhorias estruturais para o presídio.

Acompanhado pelo diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Deusdete Oliveira, e pelo diretor do IPCG, Tarley Cândido Barbosa, Jacini percorreu todo o prédio e conheceu as mudanças que estão sendo realizadas para o reforço na segurança e que proporcionam melhores condições de trabalho para os servidores – como a construção de três celas disciplinares, onde foram instaladas chapas de aço na parede e malhas de aço no concreto e na laje.

Com a visita, o secretário também verificou o trabalho que está sendo desenvolvido pelos reeducandos que estão atuando na obra como pedreiros, eletricistas, serralheiros, marceneiros e ajudantes. Pelo trabalho eles recebem um salário mínimo mensal (R$ 465) e remição – a cada três dias trabalhados, é diminuído um da pena imposta. A iniciativa visa contribuir com a ressocialização dos internos por meio da ocupação produtiva da mão-de-obra prisional.

Após andar por todo o presídio e verificar – além do que está sendo feito na reforma – os trabalhos desenvolvidos nos setores da unidade penal, o secretário elogiou a maneira como são conduzidos. ‘Vocês estão de parabéns pelos serviços que estão sendo executados’, disse.

Jacini ressaltou, ainda, que a reforma no IPCG é apenas uma das várias obras que o governo do Estado está realizando para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, citando a construções do Centro Penal Agroindustrial de Campo Grande e do novo Semiaberto de Três Lagoas – somente essas duas obras juntas estão tendo um investimento de quase R$ 9 milhões .

Também participaram da visita o diretor de Operações da Agepen, Luís Alberto Ojeda, o diretor de Assistência Penitenciária, Leonardo Arévalo, e o chefe de gabinete da Sejusp em exercício Jurandi Borges da Silva.

A obra no IPCG

As obras de reforma do IPCG foram iniciadas em maio e estão em bom ritmo de execução. Conforme o diretor do Instituto Penal, cerca de 50% dos trabalhos previstos já foram realizados.

O projeto de reforma, que buscou atender às reivindicações dos servidores penitenciários que trabalham no local, prevê, entre outras melhorias, a instalação de mais refletores nos fundos da unidade penal, mudanças na parte elétrica e hidráulica, troca e telhas, cobertura do corredor que liga a portaria ao refeitório e pavilhões, e cobertura do corredor que liga o alojamento dos agentes masculinos à portaria.

Fonte: Noticias MS
__________________