Inicio Geral Justiça manda Fazenda restabelecer pagamento de incorporação de filiado que exerceu cargo...

Justiça manda Fazenda restabelecer pagamento de incorporação de filiado que exerceu cargo de Diretor Técnico de Divisão

0

 

 

A 2ª Vara Civil da Comarca de Assis, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), condenou a Fazenda do Estado de São Paulo a incorporar nove décimos nos vencimentos de um filiado do Sindasp-SP, que exerceu cargo de Diretor Técnico de Divisão, e que deixou de receber a incorporação em março de 2013, correspondente a R$1.657,45.

 

A ação requereu que fossem recalculados os décimos devidos, conforme o artigo 133 da Constituição do Estado de São Paulo e da Lei Complementar 813/96, para que a diferença dos valores seja restituída.

 

A redução dos décimos fere o artigo 133, que descreve: “O servidor, com mais de cinco anos de efetivo exercício, que tenha exercido ou venha a exercer cargo ou função que lhe proporcione remuneração superior à do cargo de que seja titular, ou função para a qual foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, por ano, até o limite de dez”.

 

A redução nos valores do filiado do Sindasp-SP também fere o artigo 2º da Lei Complementar n. 813/1996, que relata: “O valor da gratificação incorporada evoluirá de acordo com o da vantagem que deu origem à incorporação”. Além disso, o servidor preenche os requisitos previstos na Lei 813/96, que aponta que será incorporada à retribuição do servidor, observadas as seguintes regras:

 

I – a incorporação será concedida apenas aos servidores que contem com mais de cinco (5) anos de efetivo exercício;

 

II – a incorporação será feita na proporção de um décimo (1/10) do valor da vantagem, por ano de sua percepção, até o limite de dez décimos (10/10):

 

III – na hipótese de recebimento, durante o período de doze meses, de gratificação de representação de valores diferentes, a incorporação será feita com base na vantagem percebida por mais tempo ou, se nenhuma delas atender a esse requisito, com base na vantagem de maior valor;

 

IV – o servidor que, após a incorporação, total ou parcial vier a fazer jus a gratificação da mesma natureza, perceberá apenas a diferença entre a vantagem incorporada e a nova gratificação, se esta for maior,

 

V – na hipótese do inciso anterior, observado o disposto nos incisos I, II e III deste artigo, a incorporação abrangerá apenas a diferença que estiver sendo paga ao servidor.

   

Analisado os fatos, o juiz Adilson Russo de Moraes, julgou procedente o pedido do Sindasp-SP ao filiado, e condenou a Fazenda a reestabelecer o pagamento dos nove décimos que correspondem à função de Diretor Técnico I, Diretor Técnico II e Supervisor de Equipe de Assistência Técnica II, funções ocupadas pelo filiado, cujo valor se originou em janeiro de 2009 no montante de R$1.657,45, incorporando-se aos vencimentos do autor.

 

A condenação também mandou a Fazenda pagar as diferenças decorrentes do recálculo, observada a prescrição quinquenal, com a incidência de correção monetária desde quando deveriam ter sido pagos e juros de mora legais, a partir da citação.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile