Lourival Gomes toma posse como secretário

Novo titular iniciou sua carreira no sistema prisional em 1971

Na tarde da quarta-feira (25/3), o secretário da Administração Penitenciária foi empossado pela Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, representada pelo oficial de gabinete Felipe Augusto de Toledo Moreira. A posse ocorreu na Sede da Secretaria da Administração Penitenciária.
Lourival Gomes ocupava o cargo de secretário-adjunto da Pasta e substitui Antonio Ferreira Pinto, que assumiu o posto de secretário de Segurança Pública do Estado.

Uma vida dedicada à administração dos presídios

Gomes tem formação acadêmica como bacharel em Direito e Ciências. Tendo sua vida profissional plenamente dedicada ao sistema prisional, ingressou como Escriturário (função posteriormente denominada Oficial Administrativo) em 1971. Foi Guarda de Presídio (função posteriormente denominada Agente de Segurança Penitenciária) em 1979, categoria que permaneceu até o ano de 1993, quando assumiu o cargo de Executivo Público.

No período foi diretor de unidades prisionais no interior e na Capital. Em 1993 assumia o posto de Coordenador de Estabelecimentos Penitenciários do Estado, a extinta COESPE.

Teve participação pioneira em trâmites com a gestão de unidades em parceria com a iniciativa privada, como Gerente Geral da Companhia Nacional de Administração Prisional (CONAP) na Penitenciária Industrial Regional de Sobral e Instituto Penal ?Professor Paulo Oliveira? II de Fortaleza, ambos no Ceará, entre os anos de 2003 e 2005.

Com a posse de Antonio Ferreira Pinto na SAP em junho de 2006, Lourival Gomes foi convidado a assumir o cargo de secretário-adjunto.
Além dos cargos de direção e coordenação, Lourival Gomes participou ativamente de grupos ligados ao dia-a-dia do sistema penitenciário no Estado e no País. Pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) ministrou aulas de Direito Penal e Controle de Crises. Integrou também a presidência do Grupo de Negociadores de Movimentos de Rebeldia da antiga COESPE.

Foi membro informante do Conselho Penitenciário do Estado e integrou o Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária.

Fonte: SAP
IMPRENSA SINDASP-SP