Maioria das assembleias decide que categoria não deve fazer paralisação

A maioria das Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) realizadas pelo Sindasp-SP na nesta quarta-feira (5), votou por não parar as atividades em protesto contra a onda de assassinatos de agentes de segurança penitenciária (ASP) que vem ocorrendo em 2014. Duas assembleias não ocorreram, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva, que foi cancelada, e na regional de Sorocaba, por falta de quórum. Confira tabela abaixo.

Foram apresentadas as seguintes propostas: 1 – “No próximo sábado (8), deixar todas as unidades prisionais na tranca, sem visitas, jumbos, banho de sol, atendimento e transferências”. (apenas as situações de emergência e alvará de soltura deverão ser respeitadas, além da alimentação. No domingo visitas normais); 2 – “Na próxima sexta-feira (7), deixar todas as unidades prisionais na tranca, sem banho de sol, atendimento, transferências e Fórum”. (apenas as situações de emergência e alvará de soltura deverão ser respeitadas, além da alimentação); 3 – Apresentação de outras propostas para serem discutidas, votadas e aprovadas ou rejeitadas pela categoria.

REGIONAL

RESULTADO

Pres. Prudente

Sede Estadual

Favorável à paralisação na sexta-feira

Pres. Venceslau

Lucélia

Assis

Penitenciária de Assis

Favorável à paralisação no Sábado

Marília

Andradina

Favorável à paralisação no sábado

S. J. Rio Preto

CDP de SJRP

Favorável à paralisação no sábado e domingo

Ribeirão Preto

CDP de Ribeirão Preto

Favorável à paralisação no domingo

São Paulo

Hortolândia

Em frente ao complexo

Favorável à paralisação no sábado

Sorocaba

Sede Regional

Não houve AGE por falta de quórum

Taubaté

5/11/2014 Baixada Praia Grande: Rua Honduras, 855 – sala 12 Não paralisação

Taiúva

AGE Independente

CDP de Taiúva

Não houve AGE. A unidade já está trancada por 15 dias por determinação da SAP

Itapetininga Quadra da Afupi

Não paralisação

De acordo decisão da Diretoria Executiva do Sindasp-SP, serão encaminhadas reivindicações aos governos estadual e federal. Também por decisão da Diretoria Executiva, ficou definido que, caso haja outros casos de assassinatos, uma nova Assembleia Geral será convocada para ouvir novamente a categoria e dar novos encaminhamentos, sempre respeitando a decisão da Assembleia Geral, que é soberana.

Reivindicações que serão encaminhadas aos governos estadual e federal:

– Que as mortes dos agentes penitenciários sejam investigadas pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP);

– Que o Estado forneça coletes à prova de balas para todos os ASPs que se sentirem ameaçados;

– Que a unidade prisional onde trabalhar o agente penitenciário assassinado fique pelo período de 30 dias na tranca (em luto);

– Que todos os líderes da unidade (acima citada) sejam transferidos para a Penitenciária I de Presidente Venceslau;

– Esfera federal: Há diversos projetos tramitando na Câmara dos Deputados, que endurecem a pena para esses casos de assassinatos contra agentes penitenciários e policiais militares. O Sindasp-SP vai solicitar a tramitação em caráter de urgência dos mesmos.