Mais um ASP é agredido no CDP de Capela do Alto

0
82

Mais um agente de segurança penitenciária (ASP) viveu momentos de terror ao ser agredido por detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto na tarde domingo (26).

De acordo com as informações de funcionários da unidade, o fato ocorreu por volta das 16h durante o procedimento da tranca, no raio oito. Por questões de segurança, preservamos o nome do ASP, que ficou bastante machucado.

O funcionário foi socorrido pelos companheiros de trabalho e levado ao pronto-atendimento do município, em seguida encaminhado ao Hospital Regional de Itapetininga (SP) para realizar exames.

O delegado do Sindasp-SP na unidade, Thiago Petrolini, acompanhou o caso e deu todo o apoio necessário à vitima e aos familiares, em nome da Diretoria Executiva do Sindasp-SP.

Segundo informações, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que “os presos envolvidos na agressão serão objeto de apuração disciplinar”.

O presidente licenciado do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, já encaminhou ofício à SAP pedindo a automatização da unidade com urgência. A automatização das unidades prisionais foi uma conquista do Sindasp-SP junto ao governo e tem como principal objetivo evitar o contato físico entre agentes penitenciários e detentos, que em diversas situações resultam em agressões, como a que ocorreu na tarde de ontem no CDP de Capela do Alto

A automatização é um processo mecânico que possibilita a abertura e a tranca das portas das celas à distância, através de um painel eletrônico. O procedimento tranca as portas das celas com dois ferrolhos de aço que travam as grades, em aproximadamente sete segundos.

Em janeiro de 2012, em reunião entre Grandolfo, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e com o coordenador das unidades prisionais da Região Oeste, Roberto Medina, o secretário se comprometeu em tomar as medidas necessárias para por fim aos ataques e punir os responsáveis pelas agressões, inclusive com remoção para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Gomes destacou na época: "todos serão punidos exemplarmente".

Também na época, o Sindasp-SP solicitou a criação das Células de Intervenção Rápida (CIR) em todas as unidades prisionais. O secretário disse que todas as unidades deveriam colocar em prática o CIR e que iria cobrar as unidades que ainda não tivessem o grupo. Gomes disse que os diretores teriam que criar o CIR e que já há uma determinação do secretário, inclusive, para o treinamento dos agentes penitenciários.

Novas unidades já são construídas automatizadas: desde 22/11/2013, todas as novas unidades construídas no Estado devem ser entregues automatizadas. O pedido foi feito por Grandolfo ao governador Geraldo Alckmin, durante a inauguração do CDP de Riolândia. Na ocasião, o governador aprovou a ideia e determinou que, a partir de então, todas as novas unidades deveriam ser construídas automatizadas. Alckmin gravou um vídeo exclusivo para o Sindasp-SP falando sobre o assunto.

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.