Ministro entrega viaturas e anuncia presídio federal no Rio Grande do Sul

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) irá analisar a área indicada pelo governo do Rio Grande do Sul para a construção de um presídio federal no Estado. A cidade de Charqueadas, na Região Carbonífera, foi escolhida para receber a unidade prisional, que terá capacidade prevista para 220 presos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira durante evento em Porto Alegre, com a presença do ministro Osmar Serraglio, do governador José Ivo Sartori, e do secretário da Segurança, Cezar Schirmer.

O MJSP informa que, entre os critérios adotados para a escolha do Rio Grande do Sul, estão o fato do Estado possuir uma área de no mínimo 25 hectares, estar próxima a uma rodovia e de um aeroporto com voos comerciais. A meta, conforme o ministro Serraglio, é de entregar a obra em um ano. Ele lembrou que serão construídas cinco unidades federais no Brasil. As localidades das demais ainda não foram definidas.

O governador Sartori destacou a integração com a União e lembrou que o presídio federal é tratado de maneira responsável. Segundo ele, Charqueadas tem todas as condições de abrigar a unidade prisional. Sartori também informou que 17 municípios manifestaram interesse em sediar a penitenciária federal.

Durante o evento, também foram entregues pelo MJSP 30 viaturas. Os veículos irão reforçar o trabalho das vinculadas da SSP no combate à criminalidade. Desse total, 14 veículos são para a Susepe, duas pick-ups para o Corpo de Bombeiros, dez para a Brigada Militar, dois microonibus e dois automóveis sedan para a Polícia Civil, além de dois para a Brigada Militar.

Fonte: MJ

Imprensa Sindasp-SP