Inicio Geral MJ abre inscrições para o 25º ciclo de cursos da Rede EAD...

MJ abre inscrições para o 25º ciclo de cursos da Rede EAD Senasp

0

 

Estas abertas as inscrições para o 25º ciclo de cursos gratuitos de educação a distância (EAD) promovidos pelo Ministério da Justiça (MJ). A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que visa entre suas ações uma nova formação para os profissionais da segurança pública. Todos os cursos são coordenados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

 

Serão 200 mil vagas e as inscrições devem ser feitas somente pela Internet através do site www.mj.gov.br/ead. As inscrições ocorrerão em duas etapas. Na primeira, do dia 10/05 a 12/05, o aluno só poderá se inscrever em um curso. Na segunda etapa, nos dias 13/05 e 14/05, caso o limite de 200 mil vagas, das quais 140.000 são destinadas a inscrições individuais e 60.000 para inscrições institucionais para a COPA, não seja atingido, o aluno já cadastrado, que não tenha evadido no ciclo anterior, poderá solicitar inscrição em mais um curso, até o limite previsto de 140 mil inscrições individuais.

 

Vale ressaltar que, a partir deste ciclo, os cursos estão disponíveis de acordo com a instituição/órgão a que pertence o aluno. Os cursos IDV1, IEPP, EPH1, FEP, MVV/MVVVA e VCP/VCPVA foram atualizados e receberam novas siglas: IDV1VA, IEPPVA, EPH1VA, FEPVA, AMSV e VCPVN, respectivamente. Os alunos que já fizeram estes cursos em ciclos anteriores não precisam fazê-los novamente.

 

O curso Busca e Apreensão de 60hs (BEA) foi atualizado e divido em dois cursos de 40hs (BEA1 e BEA2). O aluno que já concluiu BEA na versão antiga, com 16 módulos, não precisa fazer os cursos BEA1 e BEA2.

 

Mais informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o processo de inscrições devem ser obtidos através dos Tutores Masters cujos endereços se encontram na página do Ministério da Justiça: www.mj.gov.br/ead (no link Telecentros).

 

LEIA COM ATENÇÃO O TERMO DE COMPROMISSO ABAIXO POIS O SEU O “DE ACORDO” NO FINAL DO DOCUMENTO SIGNIFICA QUE VOCÊ LEU E CONCORDA COM AS CONDIÇÕES DEFINIDAS PARA SER MATRICULADO NA REDE EAD.

 

EM NENHUMA HIPÓTESE USE O CPF DE OUTRA PESSOA PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO, NEM PEÇA PARA OUTRA PESSOA FAZER O CURSO POR VOCÊ. ISTO CONSTITUE CRIME! O aluno que utilizar esse expediente será excluído do cadastro e sua situação remetida para a sua instituição para a adoção das medidas administrativas e judiciais cabiveis.

 

Você está solicitando inscrição em um curso da Rede Nacional de Educação a Distância para a Segurança Pública da SENASP/MJ. A Rede é uma das mais importantes conquistas para a democratização da educação para os servidores policiais em todo o Brasil e permite o acesso a uma modalidade de ensino inclusiva, com disponibilidade de conteúdos de alta qualidade a todos os seus usuários. A Rede funciona como uma escola virtual com objetivo de viabilizar o acesso dos profissionais de segurança pública aos processos de ensino-aprendizagem.

 

A preservação da integridade e da segurança desta extraordinária conquista deve ser uma preocupação permanente de todos os seus participantes.

 

A veracidade das informações prestadas no ato da sua inscrição e o zelo com o acesso à Rede são condições fundamentais para manter a qualidade do atendimento, garantir a segurança da Rede e assegurar a continuidade dos serviços.

 

Desse modo, as informações que você prestar ao preencher sua ficha de inscrição passam a ser rigorosamente sigilosas e somente você deverá acessá-las através da senha que será fornecida pelo sistema. QUANDO RECEBIDA, A SUA SENHA NÃO DEVE SER REPASSADA A TERCEIROS sob pena de incursão em crime de violação de sigilo (Art. 325, Parágrafo 1º, inciso I do DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940).

 

Para os alunos candidatos ao beneficio da BOLSA FORMAÇÃO – Programa de transferência direta de renda do Governo Federal destinado à qualificação profissional dos servidores de segurança pública e justiça criminal, seguem algumas orientações:

 

Se a sua remuneração mensal bruta (vencimento do cargo ou emprego efetivo acrescido das vantagens pecuniárias permanentes, excluídas as indenizações, como ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia – Dec 6609 de 22 de outubro de 2008), for igual ou inferior a R$ 1.700,00 (hum mil e setecentos reais), se você for servidor de um estado ou município participante do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI e se tiver a intenção de obter o benefício da bolsa formação, VOCÊ PODERÁ SER SELECIONADO PARA REALIZAR A PROVA DE AVALIAÇÃO DO SEU CURSO NA FORMA PRESENCIAL. Neste caso, a prova será aplicada no telecentro disponível no seu estado ou município e será monitorada pelo gestor e tutores locais. Se for selecionado, você receberá antecipadamente as informações referentes à data, horário e local da realização da prova.

 

Seguem mais algumas informações importantes, destinada a todos, sobre o processo de inscrição e matrícula a que você se propõe:

 

1 – Os cursos da EAD Senasp apresentados a seguir são destinados somente a servidores ativos de segurança pública das polícias: Federal, Rodoviária Federal, Civil, Militar, Guardas Municipais e Agentes Penitenciários vinculados às secretaria estaduais e municipais de segurança pública.

 

2 – Os cursos EAD Senasp são considerados cursos de capacitação, alinhados a orientação do decreto 5.707/2006 que “Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990”.

 

No âmbito acadêmico, os cursos são aceitos como atividades complementares para os cursos de bacharelado ou licenciatura, de acordo com o regulamento de cada IES.

 

3 – Servidores administrativos, contratados e terceirizados podem solicitar inscrição somente em cursos de caráter de natureza administrativa. Essa restrição é automática e só aparecerão para os alunos a lista de cursos disponíveis.

 

4 – Através da Ficha de Inscrição você está solicitando matrícula em um dos cursos da Rede. Sua solicitação será avaliada pelo Tutor Master de Educação a Distância do seu Telecentro que, após identificá-lo (a) com a sua instituição, confirmará a sua matrícula. Você receberá por email a informação da matrícula, bem como, o seu login e a sua senha para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem – LMS.

 

5 – Após a conclusão, com sucesso, do primeiro curso, você poderá inscrever-se em mais dois cursos, que é o número máximo de cursos que você poderá fazer por ciclo.

 

6 – Todas as informações da sua Ficha de Inscrição são importantes, mas uma é essencial: O seu email! É através dele que você receberá o seu login e a sua senha. Se o email estiver errado, com impropriedades ou se o ambiente onde você acessa (computador ou rede) não permitirem que você receba emails, você não receberá o seu login e a sua senha e, como conseqüência, não terá acesso ao curso. Verifique isto com muita atenção.

 

7 – Os cursos disponíveis neste Ciclo têm duração de 40 ou 60 horas que deverão ser cumpridas ao longo de 5 ou 7 semanas respectivamente.

 

8 – Após matriculado, quando acessar o ambiente de aprendizagem, leia o Manual do Aluno, pois lá você encontrará as orientações básicas sobre o curso, sobre a interatividade e sobre os critérios de avaliação. Você será acompanhado durante todo o curso por um tutor.

 

9 – Você receberá, por curso concluído, um Certificado emitido pelos promotores da Rede EAD: Secretaria Nacional de Segurança Pública e Academia Nacional de Polícia.

 

10 – Prepare-se para que você possa cumprir, efetivamente, as tarefas do curso, pois a vaga que você estará ocupando é preciosa. Há muita gente esperando esta oportunidade. Será necessário que você reserve um tempo diário (entre uma e duas horas) ou uma carga maior nos fins de semana para dedicação aos seus estudos.

 

11 – Iniciado o curso, se por motivo justificado você não puder continuar, poderá pedir o seu desligamento (DESISTÊNCIA). Este procedimento evitará que você seja considerado “EVADIDO” e fique impedido de fazer matrícula no ciclo seguinte. A evasão é uma falta grave além de representar a ocupação indevida de uma vaga que poderia ser ocupada por outro aluno interessado pelo curso. A evasão é punida, na primeira vez, com o impedimento de inscrição no ciclo seguinte. Ao cumprir a penalidade da perda de um ciclo e não concluir novamente outro curso, a penalidade será crescente no impedimento da realização de novos cursos.

 

Atenciosamente

Coordenação-Geral de Ensino da SENASP.

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile