MJ capacita 640 agentes de segurança pública para Jogos Olímpicos 2016

0
9

O Ministério da Justiça iniciou a capacitação do efetivo que irá compor a Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro (RJ). Um grupo de 640 profissionais do Paraná e do Acre foi o primeiro a receber treinamentos específicos para grandes eventos. A preparação deverá envolver o DF e todos os estados do país.

 

“A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. Estamos nos preparando para utilizar cerca de 9,6 mil profissionais para garantir a segurança do público nas instalações dos Jogos no próximo ano”, garante a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

 

As primeiras instruções de nivelamento de conhecimento voltadas aos Jogos foram realizadas, simultaneamente, em Rio Branco (AC) e Curitiba (PR), em dois períodos: de 26 a 31 de outubro e 2 a 7 de novembro. As próximas edições devem ocorrer em Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO).

 

“Os treinamentos são conduzidos por profissionais que integram a Força Nacional. Temos nas mesmas turmas alunos policiais militares, civis e bombeiros. Isso facilita a integração e interação entre essas instituições para um serviço mais eficaz. Após o período de serviço na Força Nacional todos retornam aos seus estados para continuar em prol da população local, mais equipados e com novos conhecimentos”, frisa o diretor da Força Nacional, coronel Nazareno Marcineiro.

 

As mulheres bombeiras e policiais participam das instruções e têm o mesmo treinamento que os homens. “Nós recebemos novas instruções. O nosso manuseio de armas e prestação de serviço foi melhorando, tudo isso a fim de realizar um trabalho de qualidade para a sociedade, para qualquer tipo de situação”, ressaltou a agente de Polícia Civil do Acre, Adriana Souza.

 

Dentre as disciplinas da instrução, os participantes recebem aulas de Direitos Humanos; Gestão das Operações em Grandes Eventos; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Varredura Antibombas; Policiamento de Eventos; Psicologia das massas; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Fundamentos Legais em Manifestações Públicas; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise.

 

A Força Nacional desenvolve atualmente 39 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil entre outras. Seu efetivo também já participou da segurança de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007.

 

Fonte: Ministério da Justiça

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.