MJ lança plano nacional de saúde para profissionais da segurança

A sobrecarga física e emocional decorrente da atividade policial poderá ser amenizada com o Programa Nacional de Atenção à Saúde dos Servidores de Segurança Pública e Guardas Municipais, que será lançado nesta quinta-feira (16) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. O evento acontece às 11h, na Prefeitura do Rio de Janeiro. O objetivo é atuar na prevenção e no restabelecimento da saúde física, mental e social para reduzir os índices de adoecimento dos profissionais.

A forma de organização do trabalho nas instituições de segurança pública, a infra-estrutura e as pressões da sociedade por eficiência afetam a saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico. As conseqüências afetam diretamente a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Neste cenário, o Programa Nacional de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública pretende oferecer atendimento integral aos servidores. O MJ vai ajudar estados e municípios a ampliarem os programas de atenção à saúde e implementar Núcleos de Atenção Biopsicossocial nas instituições de segurança pública.

Uma das ações prevê que os servidores recebam acompanhamento preventivo desde o ingresso na profissão. Esse monitoramento permitirá que, ao se envolveram em situações de risco, o profissional seja encaminhado para atendimento imediatamente, evitando o agravamento da situação. Os servidores atendidos terão seu sigilo garantido por lei.

Encontro de gestores

Também nesta quinta-feira (16), gestores do Distrito Federal e de 13 estados (PA, PR, CE, AL, RS, PE, AC, MA, SP, PI, ES, MG, RJ) integrantes do Pronasci vão trocar experiências na área da saúde. Entre os principais pontos da pauta estão o conteúdo, a gestão e a institucionalização do novo programa para policiais elaborado pelo MJ. A reunião se estende até sexta-feira (17).

Também será criada uma Comissão de Saúde que auxiliará os estados a ampliar ou estruturar serviços preventivos de promoção de saúde que promovam a auto-estima e o desenvolvimento de capacidades pessoais e profissionais, além de criar oportunidades de lazer, esporte e cultura.

A Comissão será responsável, ainda, por verificar o andamento das atividades e articular o grupo de trabalho com as demais instituições estaduais de segurança pública, defesa social e entidades públicas e privadas.

Valorização profissional

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das ações de repressão. São 94 ações que integram a União, os estados, municípios e diversos setores da sociedade. O público-alvo do programa são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente o Pronasci está presente em 96 municípios, 20 estados e no Distrito Federal.

O Programa de Saúde é mais uma ação do Pronasci para valorizar os profissionais de segurança. Eles já contam com o Bolsa Formação, que oferece auxílio de R$ 400 para profissionais que recebem até R$ 1.700 e participam dos cursos oferecidos pelo Ministério. Já o Plano Habitacional oferece condições especiais para a compra da casa própria em locais dignos.

Fonte: Ministério da Justiça
IMPRENSA SINDASP-SP