MJSP reúne chefes de inteligência para traçar estratégias de segurança pública

0
21

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) realiza até esta sexta-feira (26), em Salvador (BA), o Encontro dos Chefes de Inteligência (Enchoi) etapa Nordeste. Entre os principais assuntos debatidos no evento estão ações de combate à organizações criminosas, estratégias para diminuição dos índices de homicídios e enfrentamento ao crime organizado. Todas as ações são eixos contemplados no Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Pela primeira vez o Enchoi é realizado na Bahia, por meio da Coordenação Geral de Inteligência  da Senasp/MJSP e em parceria com a Superintendência de Inteligência do Estado, como parte das estratégias para elaborar um diagnóstico fiel de cada uma das regiões brasileiras e assim traçar ações concretas e eficazes de combate dos crimes que mais afligem a população brasileira, que são aqueles cometidos contra a vida e o patrimônio.

O evento foi aberto na terça-feira (23), com a presença do secretário de Segurança da Bahia, Maurício Barbosa, do coordenador-geral de Inteligência da Senasp/MJSP, Rômulo Fish Berredo, e dos chefes de inteligência dos nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil.

No primeiro dia do Enchoi, Rômulo apresentou a nova estrutura da Senasp, que é o órgão central do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, e os projetos em andamento, dentro dos eixos do Plano Nacional de Segurança Pública, como proteção integrada das fronteiras brasileiras, ações para repressão e redução de homicídios e o aperfeiçoamento de uma base nacional de dados e cadastro de organizações criminosas e ações eficazes de enfrentamento dos roubos a bancos e dos roubos de cargas.

Senasp

“Queremos estar conectados em grandes projetos, em sistemas e tecnologias de ponta e então fazermos esse sistema cada vez mais integrado e forte, de forma efetiva e eficiente”, explica Rômulo.

Nesta quarta-feira o tema discutido no Enchoi foi o combate às organizações criminosas, ramificações, atuação desses grupos criminosos e apresentação de diagnósticos preliminares em nível nacional, que apresentam um decréscimo neste tipo de crime, sendo que os maiores índices foram apresentados entre os anos de 2012 e 2014, principalmente nos casos de furtos e roubos a bancos.

De acordo com o secretário de Segurança da Bahia, no estado a tecnologia e o trabalho de inteligência vêm sendo ferramentas eficientes no combate a crimes. “Em um comparativo com 2015, o ano de 2016 apresentou redução de 60% nos roubos a bancos, por exemplo. Esse trabalho de inteligência, aliado ao investimento em tecnologia foram determinantes. Hoje fazemos o monitoramento através de câmeras espalhadas pela capital e interior. O encontro entre gestores da segurança reforça os trabalhos que já são feitos nos estados”, pontua Maurício Barbosa.

No penúltimo dia do evento, os estados apresentaram diagnósticos, estatísticas criminais e planos de atuação para o enfrentamento à criminalidade. Foram criados grupos de trabalho para dar os encaminhamentos do panorama apresentado durante o Enchoi, que vão subsidiar a tomada de decisões em nível estratégico e operacional. “Com a criação do banco de dados nacional a troca de informações será constante e trará resultados imediatos ao trabalho investigativo e também às ações ostensivas”, concluiu o coordenador-geral da CGI.

O Enchoi será encerrado nesta sexta-feira e os resultados do encontro servirão de base para uma reunião entre os secretários da Segurança Pública de todo o país. A demanda final será levada ao Governo Federal de maneira formal para a solicitação da união no combate à violência.


Fonte: MJ

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.