Inicio Geral Monitoramento eletrônico de presos agora é lei

Monitoramento eletrônico de presos agora é lei

0

Foi sancionada pelo presidente Lula a lei que regulamenta o uso da tornozeleira e da pulseira eletrônica pelos presos. O texto foi discutido e aprovado pelo Congresso em maio. A expectativa é que a medida reduza a população carcerária.

O número de presos no Brasil triplicou nos últimos 15 anos. Hoje, são quase 500 mil presos. 80 mil podem ser soltos e ficar sob monitoramento da Justiça. As pulseiras ou tornozeleiras são controladas via satélite e indicam a distância, o horário e a localização do usuário. Cada preso do sistema penitenciário custa, em média, R$ 1.600,00 por mês. Com o uso das tornozeleiras ou das pulseiras eletrônicas, esse valor poderia cair para R$ 400,00. Para alguns, uma solução. Para a OAB, a solução para o problema precisa ir muito além da pulseira eletrônica.

A nova lei prevê punições para aqueles que tentarem burlar o monitoramento. Mas, de acordo com o Ministério da Justiça, antes de entrar em vigor, seria necessário uma regulamentação específica, estabelecendo por exemplo qual órgão seria responsável pela recolha dos infratores do sistema.

Fonte: AC
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile