Cerca de 15 pessoas se reuniram no bairro Rio Branco, Área Continental de São Vicente, por volta do meio-dia, contra a construção de uma penitenciária feminina que está sendo erguida pelo governo do Estado, às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.
Depois de pronto, o local terá capacidade para abrigar 826 mulheres e será a quinta unidade de detenção na região. Até por isso, não é primeira vez que o grupo se une. Moradores já participaram de audiências públicas a respeito e querem que, em vez de penitenciária, se construa lá o Hospital Regional.
Atualmente, há uma disputa política entre o vice-governador do Estado e ex-prefeito de São Vicente, Marcio França, e o Ministério da Saúde sobre a construção do Hospital Regional, hoje cotado para funcionar no Centro de Convenções de São Vicente.
A obra da Penitenciária Feminina está orçada em R$ 52.956.390,23. Os serviços de limpeza e terraplanagem custaram R$ 18.472.195,21.
A Prefeitura de São Vicente chegou a embargar a obra por falta de cadastro na Secretaria Municipal de Obras, mas segundo os moradores, os trabalhos nunca pararam e o caso já foi denunciado também no Ministério Público.
Fonte: A Tribuna