Inicio Geral Mostra de vídeo e festival de música sobre segurança abrem inscrições

Mostra de vídeo e festival de música sobre segurança abrem inscrições

0

Conectada com as novas mídias e com o crescimento da mobilização social via internet, a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) abre mais um canal de diálogo com a sociedade. Foi lançado na segunda-feira (1º) o edital da mostra de vídeo e do festival de música com o tema ‘Segurança com cidadania: participe dessa mudança’.

A iniciativa do Ministério da Justiça tem o objetivo de alcançar novos públicos, além daqueles que já contribuem com a Conferência por meio de sugestões de política públicas e votações em plenárias. ‘Nem sempre as pessoas gostam de emitir sua opinião em conferências e por isso buscamos alternativas’, ressalta Regina Miki, coordenadora geral da 1ª Conseg.

De acordo com Miki, a estratégia é voltada prioritariamente para a juventude, o que não exclui outros segmentos. ‘Os jovens são os mais atingidos pela violência. Queremos que eles participem dessa Conferência utilizando métodos e linguagens mais próximas da vivência deles’, destaca.

Luz, câmera, transformação

Os interessados em participar da mostra devem postar seus filmes ou animações até 31 de julho no site do Youtube (www.youtube.com) e inscrevê-los no portal da Conferência (www.conseg.gov.br) no mesmo prazo. ‘Serão aceitas quaisquer imagens em movimento, seja no celular ou numa câmera de última geração’, afirma Amanda Ayres, responsável na equipe da 1ª Conseg pela articulação com a juventude e a comunidade escolar.

De acordo com Ayres, ‘o que vale é a criatividade’. A votação dos melhores vídeos será feita pelos próprios internautas – uma forma de estimular o ativismo social por meio da web. Os 10 vídeos mais acessados serão exibidos na etapa nacional da 1ª Conseg, marcada para 27 a 30 de agosto, em Brasília. Na ocasião, será realizada a premiação dos três primeiros colocados.

O festival de música usará o mesmo sistema de votação pela internet. Os candidatos deverão compor uma música inédita de até três minutos com o tema ‘Segurança com cidadania’. As canções precisam ser postadas no site indicado no regulamento e inscritas no portal da Conferência. As 10 músicas mais votadas serão reproduzidas na Conferência Nacional e os três primeiros colocados serão premiados.

O resultado da mostra e do festival será divulgado até 14 de agosto. Clique aqui para acessar a íntegra do edital, com todas as regras da seleção.

A Conferência

Convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2008, a 1ª Conseg tem como objetivo definir diretrizes para a criação de uma política nacional de segurança pública. Além das conferências convocadas pelos governos estaduais e municipais, existem outras formas de contribuir, como concurso de monografia, cursos de capacitação, conferências livres e virtual.

Fonte: MJ
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile