A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) lança oficialmente na próxima quarta-feira, dia 21 de abril, em Manaus, o ?Movimento Nacional em Defesa dos Policiais Civis?. Com o slogan ?Valorizar o policial é respeitar o contribuinte?, a campanha visa levantar um debate nacional sobre as dificuldades que a categoria enfrenta e, em especial, sobre a diferença salarial existente entre uma região para outra do país.
Neste sentido, uma das principais reivindicações defendidas pela categoria é a criação do Piso Salarial Nacional (PEC 446/09), em tramitação na Câmara dos Deputados. ?Existe uma diferença salarial muito grande entre uma região e outra do país. O salário é maior ou menor, de acordo com o local onde o policial trabalhe. Porém, os riscos são os mesmos. Mudar essa realidade é um dos eixos da campanha?, explica Jânio Bosco Gandra, presidente da Cobrapol, que confirmou presença em Manaus para o lançamento do Movimento.
A campanha foi inaugurada nacionalmente no dia 15 de março, na Assembleia Legislativa de São Paulo, com a presença de centenas de policiais vindos de todas as regiões do país. Quem quiser contribuir com o movimento, pode doar R$ 20,00 e ganhar uma camiseta. ?É importante que os policiais de todo o país vistam a camisa do Movimento Nacional, não só literalmente, mas também participando das atividades de mobilização convocadas pela Cobrapol e os sindicatos nos estados?, alerta Gandra.
Uma paralisação nacional de 24 horas está prevista para a próxima sexta-feira, dia 23 de abril. E, caso a Câmara dos Deputados não vote a PEC 446/09, os policiais podem deflagrar uma greve por tempo indeterminado. Se o Piso Salarial Nacional for aprovado, a remuneração inicial do policial em todo o país será de R$ 3,5 mil. ?É qualidade de vida para o policial e sua família, mas também representa melhoria da segurança pública, na medida que o policial não precisará mais fazer trabalhos extras para complementar a renda?, ressalta Gandra.
Fonte: Giselle do Valle/Imprensa Cobrapol
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br