Movimento quer extinguir as tarifas abusivas de pedágio

Carlos Vitolo
Assessor de imprensa do Sindasp-SP

Nesta quinta-feira (17), o movimento pela redução da tarifa abusiva do pedágio esteve reunido às 10h, na sede do Sindicato dos Bancários em Presidente Prudente. Participaram do encontro representantes de entidades sindicais, entre elas o Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), vereadores, líderes partidários, associações, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), centrais sindicais, ASSDEC (Associação de Defesa dos Consumidores) e outros.

O movimento, que é de ordem estadual, tem como coordenadores da região Oeste os vereadores do município de Santo Anastácio, Cícero Félix de Souza e Jocelino José de Santana, além da presidente da Ong ?Nós Podemos? Ana Claudia Berno.

A presidente da Ong ?Nós Podemos? Ana Claudia Berno, e os vereadores do município de Santo Anastácio, Cícero Félix de Souza e Jocelino José de Santana

De acordo uma pesquisa elaborada pelo site eptv.com, o Estado de São Paulo ganha um pedágio a cada 40 dias desde que o programa de concessões foi implantado em 1998. São Paulo conta hoje com 5.280 quilômetros de rodovias e 111 praças de pedágio. Em média, os motoristas são obrigados a pagar uma tarifa a cada 48 quilômetros de estrada.

O objetivo da reunião foi discutir as abusivas taxas impostas pelas concessionárias que administram as rodovias paulistas e a preparação de uma manifestação que ocorrerá no próximo dia 1º, às 9h, na praça de pedágio de Presidente Bernardes. A manifestação será para protestar contra o aumento anunciado de 5,7% nas tarifas, que deverá ocorrer também no dia 1º.

A presidente da Ong ?Nós Podemos? Ana Claudia Berno, os vereadores do município de Santo Anastácio, Cícero Félix de Souza e Jocelino José de Santana, e o diretor de Comunicação do Sindasp-SP Daniel Grandolfo

A concentração da manifestação será no posto ?Zé do Laço?, há cerca de 2 km do pedágio de Bernardes. A caminhada sairá do posto ?Zé do Laço?, no sentido Santo Anastácio/Presidente Prudente. Um ônibus sairá de frente do Sindicato dos Bancários de Prudente às 8h, com passagem livre para todos que quiserem participar do protesto. Durante a caminhada serão distribuídos panfletos e adesivos de conscientização contra as tarifas abusivas.

Para o vereador Cícero Félix, a intenção ?não é extinguir, mas reduzir as tarifas abusivas dos pedágios?, ressaltou o edil. De acordo com o vereador, ?um motorista que sai de Presidente Epitácio (SP) até a capital, gasta cerca de R$ 115,00 com tarifas de pedágio?. Félix aponta que o que o movimento está pedindo é a redução, no entanto, ?o governo está dando é um aumento. Por isso a manifestação é um repúdio contra o reajuste de 5,7%?, finaliza.

Conforme o diretor de Comunicação do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, que representou a instituição na reunião, ?os agentes penitenciários utilizam muito as rodovias estaduais, já que, boa parte reside em uma região e exerce suas funções em outra. Com isso, têm muito gasto com as abusivas tarifas dos pedágios. Alguns chegam a gastar cerca de R$160 ao mês?, apontou o sindicalista.

O diretor saiu em defesa da categoria ressaltando que, como o Sindasp-SP é uma instituição de ordem estadual, é necessário viajar por todo o Estado e isso gera um alto custo mensal à instituição com as tarifas dos pedágios, que chega a cerca de R$500.

Para o presidente do Sindasp-SP, Cícero Sarnei dos Santos, as tarifas ?já não são mais abusivas, mas trata-se de um verdadeiro assalto, a diferença é que não se utiliza de armas?, destacou. Sarnei aponta que ?além do valor exorbitante, há um excesso de praças nas rodovias?, afirma. Como exemplo, o diretor sindical fez questão de citar as praças de pedágio de Regente Feijó e Rancharia, na região Oeste do Estado, que mede exatamente 29,5 km entre elas. ?Temos que extinguir o abuso e racionalizar as praças de pedágio?, ressaltou. O presidente destacou ainda que as rodovias não possuem pista dupla e se quer acostamento. ?E para ridicularizar finalmente toda a população, as praças de pedágio são instaladas sobre o asfalto construído com dinheiro público, ou seja, explora os proprietários de veículos e transportadoras sem construir se quer 1 metro de asfalto. São esses os benefícios que o governo do Estado de São Paulo oferece à população?, desabafou e finalizou o presidente.

Serviço: Toda a sociedade está convidada para a manifestação do dia 1º na praça de pedágio de Presidente Bernardes. Os interessados podem entrar em contato com o vereador Cícero Félix de Souza pelo telefone (18) 8111-3385 ou com Daniel Grandolfo (18) 9742-4641.

💡Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).