MT encaminha mais de 40 milhões em projetos ao Pronasci

Mais de 40 milhões em projetos de MT foram encaminhados ao Pronasci

Mais de 20 projetos voltados para a segurança pública e no combate à criminalidade, em Mato Grosso, foram inseridos pelo Governo no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), somando o valor de investimento na ordem de R$ 40 milhões. As ações visam o fortalecimento do trabalho na fronteira do Brasil com a Bolívia, como ainda a prevenção, modernização, capacitação dos profissionais de segurança pública.

Do valor, está previsto a liberação de R$ 7 milhões para aquisição de um helicóptero para o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), para a vigilância nos 983 km de faixa de fronteira, sendo que 750 km são de fronteira seca, situação que colocou o Estado como o principal corredor de drogas para o mundo. Hoje pela manhã, o governador Blairo Maggi e o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, como o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, assinaram o convênio para adesão ao programa, que articula políticas de segurança com ações sociais.

O governador disse durante discurso que vem reivindicando a inclusão de Mato Grosso ao Pronasci há um ano para que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tenha condições de implementar uma operação permanente na fronteira com postos, policiais, equipamentos e a participação efetiva da população. Ressaltou ainda que desde que assumiu o governo, em 2003, a tentativa para reforçar a segurança é constante. ?Precisamos fazer a lição de casa. Agora, é a hora dos mato-grossenses

Embora a adesão esteja sendo concluída quase dois anos após a criação do Pronasci, Mato Grosso já vem desenvolvendo programas como o Bolsa Formação, Rede Cidadã, cujas ações de prevenção identificam, inserem e acompanham crianças e adolescentes vulneráveis ao risco social e ao ato infracional, com atividades de esporte, lazer, cultura e cidadania. Também a ampliação das Bases Comunitárias de Segurança, projeto que trabalha com a filosofia de polícia comunitária e atua com todas as instituições de segurança.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, uma das principais prioridades para Mato Grosso é o reforço, tanto em logística e equipamentos para os setores que atuam na segurança. Ele lembrou ainda que policiais militares, civis, bombeiros, peritos e agentes prisionais, são beneficiados com o programa Bolsa Formação, o qual mais de dois mil alunos estão cadastrados e no último ano, 11 mil formaturas foram realizadas.

O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, fez questão de ressaltar o real papel do programa desenvolvido no país, informando que não consiste apenas em reforço de equipamentos ou efetivo, mas sim da colaboração de outros setores como educação, saúde.

O Pronasci é desenvolvido pelo Ministério da Justiça tem entre os principais eixos a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até o final de 2012 estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,7 bilhões.

Fonte: Olhardireto
IMPRENSA SINDASP-SP