No PA, agentes penitenciários encontram detentos cavando túnel

Os agentes penitenciários do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, em Santarém, oeste do Pará, flagraram detentos cavando um túnel na noite deste domingo (1º). Um outro túnel foi identificado durante revista realizada na manhã desta segunda-feira (2).

De acordo com a diretora da casa penal, Lourdes Barradas, desde a sexta-feira (30) já havia a suspeita de que os detentos estavam planejando fuga, mas os agentes aguardaram o momento para realizar o flagrante. “Nós ficamos esperando o momento mais adequado para poder pegar. Tínhamos que ter certeza de o túnel estava sendo escavado para encontrar os vestígios. Foi o que fizemos ontem a noite, entramos em um momento inesperado para eles e flagramos os internos fazendo a escavação do túnel que ainda não dava condições de fuga para eles mas já estava bastante extenso”, informou.

Na manhã desta segunda-feira, a direção da penitenciária solicitou o apoio do Grupamento Tático Operacional (GTO) para realizar uma revista geral. Durante a inspeção, foi encontrado um túnel no pavilhão do semi aberto. “Solicitamos o apoio do GTO e da guarda para que nos acompanhassem em uma revista geral em toda casa, para busca em toda os espaços, para ver se tinha outro túnel e ao nosso ver hoje pela manhã eles iniciaram uma escavação no pavilhão do semi aberto e encontramos ainda com a terra ainda bem solta, com vestígios de que começou a ser cavado ainda hoje”.

Ainda segundo a diretora da casa penal, as inspeções em toda a área da penitenciária devem continuar nesta segunda-feira.