Nota de esclarecimento sobre reajuste de mensalidade sindical

Carlos Vitolo

Assessor de imprensa do Sindasp-SP
imprensa@sindasp.org.br

O Sindasp-SP vem a público para esclarecer com total transparência e zelo por seus filiados que a mensalidade sindical sofreu reajuste, conforme reportagem publicada em 18/11/2011.

A alteração foi decisão da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em 7 de novembro na sede do Sindasp-SP. Como já é de praxe, o reajuste ocorreu após o governador Geraldo Alckmin ter sancionado o reajuste salarial da categoria em 25 de outubro.

Devido ao reajuste da mensalidade sindical, no holerite de dezembro (datado de 07/12/2011), aparece duas vezes o desconto sindical (destaque amarelo na imagem). No entanto, ressaltamos que, devido a questões técnicas da Fazenda do Estado, o valor do reajuste foi inserido separadamente do valor até então cobrado da mensalidade do sindicato.

Assim, esclarecemos que, o valor que consta no holerite está devidamente correto, apesar de separadamente.

Conforme decisão da Assembleia, a base de cálculo da mensalidade foi alterada, passando de 2% do salário-base + RETP do ASP II para 2% do salário-base + RETP do ASP IV (em destaque na reportagem).

Assim, o valor da mensalidade sindical foi reajustado de R$24,47 para R$31,79. Então, conforme consta no holerite de dezembro (“dois descontos”): R$24,47 + R$7,32 = R$31,79. (Veja destaque em amarelo). Portanto, repetimos, o valor está devidamente correto e em conformidade com o reajuste.

Dando um salto para o futuro!

O Sindasp-SP tem grandes pretensões de crescimento e desenvolvimento para os próximos anos, e isso já começou.

Desde 3 de outubro, quando a nova diretoria tomou posse, já foram inauguradas três novas sedes (Andradina, Lucélia e S. J. do Rio Preto) para melhor atender aos filiados. Em janeiro de 2012 está previsto a inauguração de uma sede em Sorocaba e mais outras três em outras regiões do Estado. Novos advogados foram contratados e hoje o jurídico conta com oito defensores.

Também está no projeto do Sindasp-SP construir uma sede própria em um espaço onde o filiado possa desfrutar com mais intensidade, conforto e, inclusive lazer, os benefícios do sindicato.

Tudo isso depende, além da vontade de crescer, de gestão financeira e investimento. A intenção da diretoria é de fato realizar a vontade dos filiados e tornar-se uma instituição ainda mais forte e reconhecida.

No entanto, para que se torne possível a manutenção do crescimento iniciado com a instalação das novas sedes e de outras já programadas para 2012, o reajuste se faz necessário.

A Diretoria Executiva do Sindasp-SP agradece à Assembleia Geral Extraordinária, que votou e aprovou a proposta, e aos filiados, por entenderem que é tempo de crescer.

O 35º presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), certa vez destacou “o conformismo é carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento”. O Sindasp-SP não se conforma com o desprezo, abandono, falta de condições de trabalho mais dignas e um salário mais justo diante das condições de risco de morte que todos vivem no exercício de suas funções.

Obrigado a todos, somos o resultado da confiança, da luta, da força e da participação de cada um de vocês.

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais)