Nova Cadeia Pública será inaugurada no próximo dia 12

O governador Blairo Maggi (PR) deve inaugurar, na próxima segunda-feira (12), o novo prédio da Cadeia Pública de Rondonópolis construído em anexo à Penitenciária Regional da Mata Grande e que vai abrigar os presos provisórios que estão recolhidos na atual Cadeia Pública.

A inauguração, segundo o chefe de Gabinete do Governador, Zé Márcio Guedes, está marcada para as 8h da manhã de segunda-feira (12) e deve contar com a presença do secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Gomes Curado Filho, bem como de parlamentares federais, estaduais e municipais.

A nova Cadeia Pública foi projetada para abrigar 288 presos provisórios, mas já deverá começar funcionando acima da capacidade.

Até ontem (5), segundo informações do diretor da unidade, Edson Martins Oliveira, haviam 270 presos provisórios na Cadeia Pública e mais 70 numa ala improvisada da Penitenciária da Mata Grande, perfazendo um total de 340 presos, entre eles 70 mulheres.

Esse número se altera com muita frequência devido a alta rotatividade da Cadeia, com o constante entra e sai de presos. Um outro problema é que a Cadeia Pública ainda abriga presos provisórios de outras cidades da região como Guiratinga e Pedra Preta.

OBRA DA CADEIA

Segundo o diretor da Penitenciária da Mata Grande, Raimundo Vasconcellos, a obra da Cadeia Pública foi projetada sob modernos padrões de segurança e funcionalidade e vai possibilitar melhores condições de acomodação para os presos provisórios, bem como maior segurança para os servidores e agentes prisionais que, devido aos mecanismos empregados, terão menos contato direto com os presos.

Os recursos para a obra iniciada em dezembro de 2008, foram provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e foram da ordem de R$ 3.858.869,27.

No pavilhão construído, estão dispostas 24 celas com quatro treliches (três camas sobrepostas), suficientes para abrigar 12 pessoas em cada cela, num total de 288 presos.

Segundo Vasconcellos, o sistema elétrico e hidráulico de banheiro e sanitários foram projetados para que o preso não tenha o controle dos equipamentos em caso de rebelião ou motim.

O sistema de tranca e abertura das celas será feito pelo agente prisional pela parte de cima da cela, que estará abrigado numa espécie de passarela, sem estar exposto e sem contato direto com os detentos. Conforme o projeto, na frente de cada grupo de duas celas foi construído um espaço exclusivo de 16,96m2, denominado solário, para que os presidiários possam tomar banho de sol.

Fonte: A Tribuna – Mato Grosso
IMPRENSA SINDASP-SP