O novo diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daielo Coimbra, tomou posse na manhã desta sexta-feira (14) em cerimônia realizada no edifício-sede da instituição, em Brasília. Ele substitui Luiz Fernando Corrêa, que comandava a PF desde 2007.
Em discurso, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, enalteceu a importância da Polícia Federal na política de segurança pública do governo da presidente Dilma Rousseff, principalmente em suas prioridades de governo, que são o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e à violência. ?A Polícia Federal é o braço direito, esquerdo e o corpo do Ministério da Justiça nesse enfrentamento?, afirmou o ministro.
José Eduardo Cardozo também elogiou o novo diretor-geral e afirmou que alguns desafios da PF, como a lei orgância e o plano de carreiras, serão apoiados pelo Ministério da Justiça. ?O Leandro tem o espírito republicano, requisito indispensável na gestão da Polícia Federal?, declarou para, em seguida, afirmar que os desvios de conduta devem ser rigorosamente punidos.
O novo diretor-geral da PF disse que a instituição deve estar atenta e capacitada para enfrentar questões decorrentes da globalização e de um forte crescimento econômico brasileiro, como evasão de divisas, movimentações no mercado de capitais e grandes eventos. ?O combate à corrupção, ao tráfico de drogas e de armas e à lavagem de dinheiro serão incessantes?, declarou Leandro, que relacionou alguns de seus objetivos à frente da PF, como a descentralização, uma política forte de gestão de pessoal, inserção internacional e qualidade na obtenção de provas.
Estiveram presentes na cerimônia o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a embaixadora da Colômbia, Maria Elvira Pombo, além de Luiz Fernando Corrêa, ex-diretor-geral da PF.
Leandro Daielo Coimbra nasceu em Porto Alegre (RS), tem 44 anos, é casado e pai de dois filhos. É formado em direito pela PUC-RS, e tem pós-graduação em gestão em políticas de segurança pública. Ele entrou na PF em 1995 como delegado. Seu último cargo foi de superintendente da PF no estado de São Paulo, cargo que exercia desde abril de 2008. Leandro foi também membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria.
Fonte: MJ
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br