Um túnel foi encontrado em área de mata nas proximidades do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, da Zona Rural de Manaus, na tarde da terça-feira (8). Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), esse é quarto túnel localizado em unidades prisionais de Manaus neste ano.
De acordo com secretário da Seap, Pedro Florêncio, o último túnel localizado iniciava em uma área de mata fora do complexo penitenciário.
“Nós recebemos informações da Seai [Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência] de que os presos estavam fazendo túnel na mata próximo ao Compaj. Eles estavam escavando o túnel de fora para dentro. O pessoal do Departamento de Inteligência Penitenciária passou dois dias fazendo a varredura na mata, e encontramos o túnel que ainda estava no início. Tinha apenas o buraco inicial”, disse o secretário.
A Seap apura quem são responsáveis pelo túnel. “As informações que temos que seriam presos do semiaberto que pulam o muro”, afirma Florêncio.
Segundo o secretário, presos do semiaberto foram flagrados pulando o muro com mochilas carregadas com alimentos. Há a suspeita que elas seriam levadas para os detentos que trabalhavam na abertura do túnel. “Temos essa informação porque detectamos há uma semana preso pulando muro e quando abordados tinham mochilas com lanches”, conta.
Os suspeitos fugiram antes da chegada dos agentes ao túnel. “Quando o pessoal se aproximou os presos correram. Encontramos ferramentas de escavação e mochilas com roupas”, acrescenta o titular da Seap.