Ocorrência com droga terá o registro 5 vezes mais rápido

0
16

 

 

A partir de abril, as Centrais de Flagrantes e de Polícia Judiciária terão uma novidade que vai agilizar o atendimento a ocorrências de apreensão de drogas. O exame que comprova a presença de maconha, cocaína, crack ou outros entorpecentes será feito na própria central. 

O novo Sistema de Constatação de Drogas vai reduzir o tempo de espera da elaboração do boletim de ocorrência de seis horas para, no máximo, uma, facilitando o retorno dos policiais ao patrulhamento e aumentando a segurança da população. O novo método foi idealizado pelo Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) em parceria com o Instituto de Criminalística (IC). 

A cada dia, a Polícia Civil registra, em média, 23 flagrantes de tráfico de drogas, além de dezenas de flagrantes de porte de entorpecentes. Os policiais só podem prender os traficantes depois de feito o exame preliminar de constatação de drogas. O crime de tráfico de drogas é inafiançável.

Antes, os policiais tinham de levar o material apreendido para o IC, no bairro do Butantã, na zona oeste, esperar cerca de seis horas para ter certeza de que o material apreendido era entorpecente, e depois retornar à delegacia para formalizar a ocorrência. Toda essa espera fazia com que os policiais demorassem a retomar o patrulhamento das ruas e extrapolassem a jornada de trabalho.

Agora, o processo foi simplificado: basta colocar 10 ml de água destilada num copo de café descartável novo e misturar um pouco da substância (cerca de uma ponta da espátula) que será testada. O resultado, de leitura extremamente fácil, aparece cinco minutos depois que uma tira teste é mergulhada no copo. Uma linha de cor vermelha significa positivo. Mas se surgirem duas linhas, o resultado foi negativo. O procedimento é o mesmo feito pelo IC. 

Segundo o delegado coordenador de projetos do Decap, Pablo Rodrigo França, o investimento será quase zero, pois o material sairá do IC e será encaminhado às centrais. O combustível das viaturas será poupado e os policiais não sairão da central de flagrantes.

A implantação será feita aos poucos, a partir de 3 de abril. Até o dia 10 de maio, as nove centrais de flagrantes da capital e 27 centrais de polícia judiciária terão recebido os kits para aplicar os testes. Os policiais serão treinados para fazer o exame. Durante os primeiros dias da implantação, peritos do IC ficarão à disposição na central para tirar dúvidas. “Todo teste será feito com a presença de duas testemunhas. Uma delas é o policial condutor”, explica França.

O delegado está confiante no novo sistema e garante que é um benefício para a segurança pública, pois vai tornar o policiamento mais eficiente. “É como quando assistimos a um filme e dizemos que este exame rápido não existe. A polícia vai mostrar que existe, sim.”

 

Fonte:Portal do governo de SP

__________________
IMPRENSA SINDASP-SP

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.