As ofensas dirigidas aos agentes penitenciários em comentário da jornalista Rachel Sheherazade, em um vídeo postado no canal “Opinião” no Youtube, além de provocar indignação da categoria, também gerou reação de autoridades e deputados, que repudiaram a fala de Sheherazade.
Sheherazade desonra a integridade dos agentes penitenciários, que diariamente arriscam suas vidas dentro das unidades prisionais em busca do sustento digno de suas famílias.
A jornalista, de forma irresponsável, diz que agentes prisionais são coniventes com armas e drogas que circulam nas cadeias. “O Estado brasileiro também é culpado quando ele deixa de intervir na criminalidade que acontece dentro dos presídios, ora, todo mundo sabe, armas e drogas circulam livremente nas cadeias sob o nariz, sob o olhar do Estado e com a conivência dos agentes prisionais”, disse Sheherazade.
Afirma ainda, que nas cadeias há criminosos dos dois lados das celas, detentos e não detentos. “Todo mundo sabe, cadeias são um antro de criminosos, e criminosos dos dois lados das celas, se é que vocês me entendem. Os nossos presídios são masmorras, são depósitos de gente, são criadouros de criminosos, detentos e não detentos, se é que vocês me entendem”, ressalta.
Em repúdio ao comentário de Sheherazade, alguns deputados gravaram vídeos em defesa dos agentes penitenciários.
O deputado estadual sargento Neri (AVANTE), que é membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), disse que a jornalista “foi muito infeliz ao dizer que, nos dois lados da cela existem marginais”. Neri destacou que os “agentes penitenciários são profissionais honestos, honrados, que trabalham com a precariedade do governo, do Estado, que trabalham com baixos salários, mas cumprem o seu papel de forma honrosa”, disse o parlamentar.
O deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT) disse que ”ela praticamente determina que todos os agentes penitenciários são criminosos”. “Quero dizer uma coisa a você Sheherazade. Se há alguém criminoso, é você, porque você acaba de cometer um crime contra a honra. Você difama, o crime da difamação de toda uma categoria de servidores públicos, de agentes públicos sérios, que têm família […] chamá-los de criminosos, criminosa é você”, disse o parlamentar.
O deputado federal coronel Tadeu (PSL) também saiu em defesa dos agentes penitenciários e repudiou o comentário de Sheherazade.
O soldado PM Reinaldo Pereira Zacharias, presidente da Organização Nacional de Direitos Humanos dos Agentes de Segurança Pública (ONDHAS), também defendeu os agentes penitenciários e classificou o fato como lastimável.
Por fim, o deputado estadual major Mecca (PSL) também se manifestou.
SINDASP
Diante de tais gravíssimas afirmações inconsequentes da jornalista, como órgão representativo da categoria dos agentes penitenciários, o Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), manifesta a indignação da categoria e repudia tais falas irresponsáveis, que mancham a honra a dignidade dos agentes penitenciários.
Assim, como tal acusação chocou e manchou a honra dos agentes penitenciários de todo o Brasil, cobramos que a jornalista tenha a dignidade de reconhecer tal erro e que se retrate publicamente das declarações inconsequentes relatadas no vídeo, cumprindo um princípio básico do jornalismo, que é ouvir o outro lado do fato para que se estabeleça a verdade do fato.
AÇÃO CONTRA SHEHERAZADE
Em defesa dos agentes de segurança penitenciária (ASP) do Estado de São Paulo, o Sindasp-SP ingressará na Justiça com uma ação contra a jornalista Rachel Sheherazade para que a mesma se retrate das acusações feitas à categoria no vídeo acima citado.