OUTUBRO ROSA MÊS DA PREVENÇÃO E DO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

A campanha do Outubro Rosa, tradicional mês de conscientização sobre a doença, teve início neste último sábado (1º), conhecido mundialmente como um mês de conscientização e de ações que visam o combate do câncer de mama.

O Ministério da Saúde já reforça desde o início do mês o alerta para prevenção ao câncer. Uma doença que atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado, com o maior índice de mortes, mas, com uma alta chance de cura quando descoberto precocemente.

No nosso país, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ocorrem desde 2002 e foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, sucedem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

O secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Raphael Câmara, informou o compromisso do Executivo com a saúde da mulher. “O Governo Federal já investiu R$1 bilhão em crédito extraordinário, por meio de três portarias, para os cuidados com a saúde das brasileiras. O mês de outubro é a hora de lembrarmos a importância dos exames preventivos e convidar as mulheres a fazer as consultas periódicas”, declarou.

Segundo o Ministério da Saúde do Governo Federal, no Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do  Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

História

Em 1990 começou a surgir o movimento, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Porém, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Nos dias de hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Prevenções e exames

O autoexame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. De acordo com o site Gineco.com.br, essas são as seguintes instruções para o autoexame:

Em frente ao espelho:

• Posicione-se em frente ao espelho;
  • Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
  • Coloque as mãos na cintura fazendo força;
  • Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
  • Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

• Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
  • Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
  • Sinta a mama;
  • Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  • Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

• Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
  • Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
  • Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
  • Depois apalpe as axilas;
  • Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Se você ainda não procurou uma unidade médica para realizar o exame preventivo, procure. A examinação salva vidas, é rápida e simples.

Para salvar sua vida, basta apenas um toque!