Inicio Geral P-II em Venceslau será primeira do Estado com bloqueadores de celular

P-II em Venceslau será primeira do Estado com bloqueadores de celular

0

A Penitenciária II “Maurício Henrique Guimarães Pereira” (P-II), de Presidente Venceslau, será a primeira do Estado de São Paulo a receber a instalação de bloqueadores de celular. O anúncio foi feito pelo secretário de Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, na última terça-feira, dia 17 de dezembro de 2013, em visita ao município.

 

“A primeira é Presidente Venceslau, pelas próprias razões que vocês que moram aqui já sabem. A empresa [vencedora da licitação] me informou, verbalmente, que até o dia 15 bloqueia a Penitenciária II”, destacou o chefe da Pasta na ocasião.

 

Depois de acompanhar o anúncio do secretário, o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp), Daniel Grandolfo, comemorou essa conquista para a população e também para os servidores.

 

“É de extrema importância e o sindicato dá todo o apoio. [A P-II] é a penitenciária mais segura e mais perigosa de todo o Estado. Lá estão todos os líderes das facções, como o Marcola, e toda a liderança do PCC [Primeiro Comando da Capital]. É extremamente importante que se instale os bloqueadores para ontem. Já demorou para o Estado fazer. Somos favoráveis que isso aconteça em todas as unidades do Estado”, analisou Grandolfo.

 

O secretário de Estado ainda explicou que a Secretaria de Administração Penitenciária escolheu, inicialmente, 23 unidades prisionais para a instalação dos bloqueadores. “Levamos em consideração dois pontos: a existência de crime organizado com forte atuação fora da prisão e presos perigosos”, pontuou.

 

De acordo com Gomes, o Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) “Dr. José Ismael Pedrosa”, de Presidente Bernardes, presídio de segurança máxima onde funciona o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), deve ser o próximo na região a receber o bloqueador. “Mesmo sem ter sido pego nenhum celular no local, é necessária essa instalação. O CRP de Bernardes, para ser o melhor do país, falta apenas o bloqueador de celular”, garantiu.

 

“Depois nós vamos ampliando para outros locais”, adiantou o chefe da SAP.

 

Para se chegar aos bloqueadores que serão instalados, Gomes lembrou que os primeiros    “não atendiam a necessidade do Estado de São Paulo”. “Alguns testados conseguiam bloquear determinada operadora e outras não. Outros conseguiam bloquear, mas não conseguiam cumprir uma exigência da Anatel, que determina que o bloqueio seja limitado ao perímetro da prisão – não pode haver vazamento de nem um metro, por exemplo, fora dela”, mencionou.

 

“Antes dessa instalação, fizemos testes em três prisões de alto grau de dificuldade: Guarulhos, que tem um tráfego aéreo intenso, por causa do aeroporto internacional; um dos presídios da região do Belém, em São Paulo, que tem 60 torres num raio de três quilômetros, ou seja, possui um sinal muito forte de aparelhos celulares; e também no presídio da Marginal Pinheiros, porque atrás dele passa uma rede ferroviária e queríamos saber se havia influência da energia elétrica, dos trens ou dos carros na própria via”, esclareceu Gomes.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile