Palavra do Presidente: A qualidade de quem é exclusivo dos ASPs

Somos a favor SIM de sindicato único (uma só classe) e CONTRA “sindicatão eclético” que desampara seus filiados

Toda instituição sindical deve representar especificamente uma determinada categoria, ao menos é o que rege a Constituição Federal (CF). É por isso que o Sindasp-SP é o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo. Não somos um “sindicatão” que sai por aí “pegando chapéu no meio da ventania”. Representamos uma categoria e por isso fazemos tudo e damos a vida por ela.

O Sindasp-SP jamais tentará abranger diversas categorias, pois assim, faria um trabalho sem qualidade e deixaria todas as classes “atendidas” desamparadas.

Temos respeito por cada filiado da nossa instituição e respeitamos o direito individual do cidadão-ASP de ter um sindicato único e específico que defenda e garanta seus direitos com qualidade. Para isso, não podemos ser um “sindicatão eclético”, pois esses, de acordo com alguns juristas, são aberrações jurídicas.

Nossa visão é clara e transparente: somos ASPs e defendemos a categoria. E ponto final. No entanto, enquanto categoria, ainda precisamos tomar maior consciência para nos tornarmos mais fortes e ganharmos força política.

Sou ASP há 11 anos e quase sempre me senti esquecido pelo governo. Por exemplo, nunca tive um uniforme completo cedido pelo Estado, nem equipamentos de segurança. E você? Provavelmente, assim como eu, você deve ter comprado tudo.

Há ainda outros questionamentos: qual será o motivo que os ASPs que trabalham no “fundão” das cadeias são obrigados a usar uniforme e os outros que estão em desvio de função e que atuam na área administrativa não usam uniformes? Por que somos obrigados a entrar em um raio com 400 detentos para fazer a tranca sem nenhuma segurança fornecida pelo Estado?

Apenas para destacar, há 15 dias tomei um susto quando estive em visita à Penitenciária de Dracena e me deparei com o Diretor Geral, Nestor Pereira Colete Junior, usando o uniforme (camiseta) para dar o exemplo, e olha que ele nem é ASP. Parabéns pela atitude, que sirva de exemplo.

Também vale lembrar que somos obrigados a trabalhar 12h diretas, trancados em um posto sem o mínimo de condições, praticamente enclausurados. Faz somente alguns meses que conseguimos o direito a 1h para o descanso e alimentação  da categoria.

Quer mais? Apesar de não ser fumante, somos obrigados a fumar passivamente no raio. Apesar da Lei nº 13.541 (7/5/2009) estabelecer normas de proteção à saúde e proibir o consumo de cigarros, fumamos passivamente. Diz o Artigo 2º da lei: “Fica proibido no território do Estado de São Paulo, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros…”. E unidade prisional é o que?

Em relação à segurança, é sabido por todos que sempre que há perigo (e quase sempre há) rebeliões ou mesmo qualquer revolta dos detentos que gera agressão contra os ASPs, ocorre aquele famoso e vergonhoso sorteio para ver quem irá fazer a tranca. Não deveria ser assim, isso é vergonhoso. Deveríamos ter nossa segurança física garantida para exercermos nossas funções.

É pensando na vida e na segurança física do ASP que tomamos a postura e assumimos a bandeira da automatização de todas as unidades prisionais do Estado.

E porque não pode usar barba e óculos escuro? Por que não posso emendar folga e abono nas férias ou licença prêmio? Por que não posso entrar no raio enquanto os presos servem a alimentação? Algumas dessas exigências são de presos, outras são ações arbitrárias de alguns diretores de unidades, visto que a SAP nunca impôs ou baixou qualquer norma que obrigue tais comportamentos. Tempos atrás, em conversa com um desembargador, comentei tais fatos e ele ficou abismado com as ocorrências que ainda se passam com os servidores dentro das unidades prisionais.

Disse tudo isso para mostrar o quanto é importante sermos um sindicato forte e que defende exclusivamente uma categoria. Seremos cada vez mais fortes quando cada ASP se conscientizar e aderir à luta tornando-se um filiado do Sindasp-SP.

Hoje somos melhores que ontem, e amanhã queremos ser melhores do que hoje. Temos o melhor Departamento Jurídico do Estado e a melhor estrutura à sua disposição, por uma mensalidade bem menor que a do “sindicatão eclético”. Hoje temos oito advogados espalhados por nossas nove sedes nas mais diversas regiões do Estado. Somos o único sindicato que entra com dezenas de ações coletivas para defender e beneficiar nossos filiados.

Realizamos visitas semanais nas unidades prisionais, em média dez ao mês, para ouvir nossos filiados e buscar solucionar todos os problemas vividos pelos trabalhadores no exercício de suas funções.

Somos também o único sindicato que não cobra pelo atendimento jurídico em sua fase preliminar e defende seus filiados em todas as esferas, sem cobrar nada por isso.

Fomos os primeiros a defender o porte de armas para os ASPs, AEVPs e motoristas. Por tudo isso estamos nos tornando a maior e melhor entidade sindical do sistema prisional brasileiro. Mas isso acontecerá com a sua participação!

Obrigado a todos que acreditam em nosso trabalho. Venha para o Sindasp-SP, o sindicato específico da classe dos ASPs. Repito, não precisamos de um “sindicatão eclético”, precisamos de um sindicato exclusivo e que defenda tão somente nossos direitos e lute por nossas conquistas.

Um grande abraço a todos

DANIEL GRANDOLFO
Presidente do SINDASP-SP