PALAVRA DO PRESIDENTE: Sim, nós temos registro sindical

0
30

 

20 anos. Esse foi o tempo que durou nosso sonho. Sonhamos com uma instituição sindical específica dos agentes de segurança penitenciária (ASP). E agora, isso não é mais um sonho, é realidade! Somos o Sindasp-SP, o representante oficial, específico é único dos ASPs em todo o Estado de São Paulo. O Ministério do Trabalho reconheceu nossa luta e enfim nos concedeu a carta sindical. (Leia reportagem completa nas páginas 6 e 7).

 

Foram 20 anos suportando a humilhação e o desprezo de uma insignificante instituição genérica que nunca se posicionou sobre quem pretendia defender. Se é que algum dia teve realmente pretensão de defender alguém.

 

Por muitas vezes fomos humilhados pelas redes sociais e chamados de associação de forma pejorativa. No entanto, essa instituição (se é que podemos assim chamá-la) nunca se apresentou na prática como sindicato dos agentes de segurança penitenciária, mas sim, como um “sindicatão genérico” querendo apanhar na rede todo tipo de servidor e ao mesmo tempo sem defender ninguém. Isso, por 20 anos, emperrou a categoria e a impediu de crescer, ser forte e independente.

 

Resumindo: sempre ficou na “moita” impedindo alguém de ocupar o espaço. Tanto é que barrou na Justiça um registro sindical que estávamos prestes a conquistar. Apesar de tudo, não desistimos e não fizemos o joguinho desse “sindicatão genérico” chamado Sifuspesp.

 

A verdade é que nesses anos todos o “sindicatão” sempre tentou impedir que estivéssemos à frente da categoria e viveu em função de nos desmobilizar, mas apesar do esforço nunca conseguiu. Tornou-se especialista em atrapalhar o trabalho sério feito pelo Sindasp-SP, muitas vezes mentindo nas redes sociais e em seu site. Fomos vítimas desse “sindicatão” que agora não pode mais falar em nome dos agentes de segurança penitenciária em todo o Estado de São Paulo, pois nosso registro sindical é de abrangência estadual, e assim vamos fazer cumprir o que determina o documento.

 

O Sifuspesp sempre se negou em participar de nossas pautas unificadas com o Sindcop e o Sindaevp. Sempre se sentiu a cereja do bolo e procurou agir sozinho. Desde 2009 que começamos a elaborar as pautas unificadas mas o “sindicatão” nunca respeitou a categoria e fugiu do compromisso de unificar a luta e fortalecer a categoria.

 

Sempre alegou ser representante oficial da categoria mas nunca ingressou com ações coletivas que pudessem beneficiar a todos os servidores. Qual o motivo de terem pedido o dissídio coletivo? Agora nós vamos fazer tudo isso! Vamos ingressar com ações coletivas para todos os agentes penitenciários, filiados ou não ao Sindasp-SP, pois nosso registro sindical nos dá essa legalidade e direito. Mas vamos fazer isso para mostrar que pensamos na vida, no bem estar e na família de cada servidor. Mesmo que muitos não queiram se filiar ao Sindasp-SP, vamos também beneficiá-los com essas ações. Queremos uma categoria forte, feliz e com seus direitos em dia.

 

Sim, nós temos registro sindical. Estamos inaugurando uma nova era e com um sindicato específico e único. E mais, se antes do registro sindical já trabalhávamos, agora então é vocês irão ver como é que se defende uma categoria. Podem esperar, o Sindasp-SP vai entrar com ação coletiva para toda categoria, filiados ou não, para corrigir o erro cometido que estabeleceu a conversão da Unidade Real de Valor (URV) e que levou os servidores a não receberam o devido reajuste em seus vencimentos. Vamos cobrar a recomposição de 11% das perdas a todos os servidores. Vamos pedir também as perdas de 14%da inflação nos últimos 5 anos, conforme laudo que encomendamos de um perito. 

 

Nossa carta sindical é um divisor de águas para a categoria. Faremos frente ao governo, cobraremos quando for preciso e faremos aquilo que jamais foi feito pelo Sifuspesp na história do sistema prisional. Vamos negociar nossas reivindicações diretamente com o governador.

 

Companheiros do sistema prisional, sejam bem vindos a uma nova era! Um novo tempo está chegando e temos a certeza de que vamos construir uma entidade poderosa que nos represente de verdade. Estamos construindo o maior sindicato do Brasil e você faz parte dessa história. Temos orgulho de contar com sua participação, você é muito importante para nós. Venha para o Sindasp-SP, o único e exclusivo sindicato específico do ASP.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.