Parceria entre Funap, SAP e SEBRAE oferece capacitação gratuita em empreendedorismo para servidores

0
116

Foi assinado ontem (18/4) termo de cooperação entre a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) e SEBRAE-SP que irá proporcionar a capacitação gratuita de dezenas de servidores na área de empreendedorismo. O objetivo é multiplicar o conhecimento dentro do sistema prisional paulista.

Segundo o plano de trabalho assinado em reunião na sede da SAP, a meta é capacitar pelo menos 32 servidores, sendo 16 da Funap e outros 16 da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), sendo que o acordo possibilita ainda a ampliação deste número de vagas. A divisão proposta garante que o conteúdo será aplicado tanto para reeducandos que cumprem pena, assim como em egressos do sistema. Com a capacitação dos profissionais públicos, a segunda meta é que pelo menos 200 alunos sejam beneficiados diretamente no primeiro momento.

O curso, denominado “Aprender a Empreender”, será ministrado em espaço e por professores do SEBRAE-SP gratuitamente. A duração é de 21 horas e distribuído em três dias de formação. Toda didática é orientada por material disponibilizado pelo SEBRAE-SP, que ao final fará também a certificação dos alunos.

Na Funap, a parceria irá atuar dentro do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, onde os servidores irão multiplicar o conhecimento adquirido junto aos monitores presos, que também passarão por avaliações validadas pelo SEBRAE. Uma vez certificados, estarão aptos a conduzir oficinas dentro das salas de aula dos presídios.

A diretora executiva da Funap, Lúcia Maria Casali de Oliveira, comemora a assinatura da parceria. “É um trabalho fundamental, principalmente levando em consideração a situação vulnerável do egresso ao tentar encontrar espaço no mercado de trabalho. O empreendedorismo,neste momento, pode garantir que o egresso consiga produzir e conquistar sua renda, passo fundamental na ressocialização do indivíduo”.

Além dela, também estiveram presentes, representando a Funap, o diretor de Atendimento e Promoção Humana, Antonio Marcos Hidalgo e o gerente regional de Bauru, João Piauí Oliveira. Representando a SAP estava o chefe da pasta, Dr. Lourival Gomes. Pelo SEBRAE-SP estiveram Bruno Caetano, Diretor Superintendente, Nelson Hervey Costa, gerente de políticas públicas e Juliana Gazzotti Schneider, gerente de cultura empreendedora.



  • Fonte: Funap

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.