Inicio Geral Parlamentares farão diligência em presídio para detentos internacionais

Parlamentares farão diligência em presídio para detentos internacionais

0

Na próxima quinta-feira(26), uma comissão de parlamentares irá realizar vistorias na Penitenciária de Itaí, localizado a 290km de São Paulo. A unidade prisional abriga cerca de 1400 presos exclusivamente estrangeiros de cerca de 80 nacionalidades diferentes, a maioria africanos condenados por tráfico de drogas. O objetivo é verificar a situação jurídica, processual e assistência aos detentos.

A solicitação da visita foi iniciativa do Deputado Domingos Dutra (PT/MA), primeiro vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDMH). De acordo com o Deputado, há denuncias de ausência de assistência na área educacional e jurídica. Há também denúncias de falta de intérpretes e irregularidades processuais, com graves violações aos direitos humanos.

Domingos Dutra solicitou ao Itamaraty informações sobre a situação dos brasileiros presos no exterior, para que o governo faça o devido acompanhamento e exija dos países onde os nacionais estão encarcerados o respeito absoluto aos seus direitos. O Parlamentar exige ainda reciprocidade no tratamento dos presos brasileiros que estão no exterior cumprindo pena.

Estão confirmados, até o momento, a presença dos Deputados Ricardo Quirino (PRB/DF) e Janete Rocha Pietá (PT/SP). Além do Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais(ANADEF), Luciano Borges dos Santos, do Defensor Público da União, Marco Antonio, e da Secretaria Executiva Estadual da Pastoral Carcerária de São Paulo, Eliana Rocha.

?Vamos analisar os casos e corrigir possíveis violações aos direitos dos estrangeiros aqui encarcerados?, informa o deputado Domingos Dutra.

Fonte: Gabinete do Deputado Domingos Dutra
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile