PEC da Polícia Penal possivelmente será votada dia 23 ou 24

Carlos Vítolo

Cerca de 300 agentes de segurança penitenciária de diversos estados do País estiveram reunidos em Brasília nos dias 9 e 10, ao lado da liderança nacional, para mais uma vez desenvolverem ações em prol da PEC 308/04. A Emenda, que cria a Polícia Penal nas esferas federal e estaduais, nunca esteve tão próxima de ser votada e aprovada.

Nesta quarta (10), a agenda dos agentes penitenciários esteve repleta de atividades. Todos, incansavelmente, desenvolveram ações, visitaram os líderes partidários, esticaram faixas e realizaram o chamado ?loby? em prol da aprovação da Emenda que cria a Polícia Penal.

Entre as atividades realizadas, um grupo de 70 agentes participou da solenidade de posse do novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que também manifestou seu apoio à PEC. A solenidade de posse foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República. Entre as autoridades estavam presentes os presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O ministro Luiz Paulo Barreto é funcionário de carreira do ministério, onde ingressou por concurso público em 1983.

Durante a solenidade de posse do ministro, os agentes penitenciários mostraram suas faixas em favor da aprovação da Polícia Penal, o que certamente provocou grande exposição junto à mídia nacional e internacional.

Segundo o diretor de Comunicação do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), Daniel Grandolfo, ?todos os deputados e líderes que conversamos foram unânimes em ressaltar que são a favor da Polícia Penal?, afirmou.

O presidente do Sindasp-SP, Cícero Sarnei dos Santos, reforça e ressalta que ?agora temos que ir para o sacrifício. Não temos como voltar atrás e vamos insistir até que a PEC 308/04 seja votada e aprovada?, disse o presidente cheio de empolgação.

Os diretores do Sindasp-SP ressaltam que nos dias 23 e 24 próximos, todos os estados estarão em Brasília para a possível e provável votação da Emenda. A liderança sindical convoca todos os agentes penitenciários do País que tiverem interesse em ir a Brasília para a votação, que procurem suas entidades sindicais e se organizem para que se reúna o maior número possível de agentes.

Além de toda liderança partidária, os agentes penitenciários contam com o apoio dos deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Relator da PEC 308/04 e grande incentivador para criação da Polícia Penal e Cândido Vacarezza, que deixou a liderança do PT para assumir a do governo.

____________
Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do devido crédito (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais). Coloque o crédito do autor logo abaixo do título, da seguinte forma:

Carlos Vitolo
Da assessoria de imprensa do Sindasp.
www.sindasp.org.br

Líder do governo Cândido Vacarezza cantando o Hino da Políca Penal