Inicio Geral Penitenciária de Votorantim é cenário da série ‘Carcereiros’

Penitenciária de Votorantim é cenário da série ‘Carcereiros’

0

Antes mesmo de ser oficialmente inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) — o que deve ocorrer no primeiro semestre de 2017 –, a Penitenciária Feminina de Votorantim está sendo usada como cenário da série Carcereiros, da Rede Globo. A unidade prisional está instalada no km 105,5 da Rodovia Dr. Miguel Raimundo Antunes Soares (SP-79), que liga Votorantim a Piedade.

A Rede Globo confirmou que as gravações da série estão ocorrendo no interior da penitenciária, mas evitou divulgar detalhes sobre a trama que deve ir ao ar em janeiro do ano que vem, ocupando a faixa após a novela A lei do amor. A direção é do cineasta José Eduardo Belmonte (Alemão, de 2014).

De acordo com o jornalista José Carlos Nery, especializado em televisão e colaborador da coluna Canal 1 (publicada diariamente no Cruzeiro do Sul), as gravações começaram em 15 de outubro e devem terminar em 15 de dezembro. A produção é baseada em livro homônimo do médico Drauzio Varella e será estrelada por Rodrigo Lombardi, convidado para interpretar o personagem que estava destinado a Domingos Montagner, que morreu em 15 de setembro ao ser arrastado pela correnteza enquanto nadava no Rio São Francisco.

A série terá 12 episódios e vai mostrar o universo dos presídios, sob o ponto de vista de Adriano (Lombardi), um profissional formado em História que trabalha como carcereiro. Os ataques da facção criminosa que atua nos presídios de São Paulo, ocorridos em 2006, também serão abordados na história.

Além de Lombardi, o elenco conta com atores como Matheus Nachtergaele, Ailton Graça, Chico Díaz, Caio Blat, Eduardo Acaiabe, Projota, Bukassa Kabengele, Danilo de Moura e Thogun Teixeira.

O universo do sistema prisional brasileiro, geralmente marcado pelas celas superlotadas, será recriado na televisão com a presença de um exército de mais de 120 figurantes. Entre eles, está Rafael Bruno Cabello, de 29 anos, aluno do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) administrado pela Fundec. “Está sendo uma grande escola para mim. Só de ver atores como Chico Díaz e o Ailton Graça atuando na minha frente já está sendo válido”, comenta o jovem ator, que é um dos três alunos da Fundec a integrar o elenco de apoio da série.

Detalhando que as gravações têm ocorrido quase que diariamente, em “ritmo puxado”, Rafael comenta que a locação, uma penitenciária real, potencializa a dramaticidade cênica. “A gente entra na locação e a sensação é de estar preso mesmo. Dá um sentimento de angústia”, complementa.

Atrasos na entrega

Desde o início de sua construção, em agosto de 2010, a Penitenciária Feminina de Votorantim registrou sete atrasos na entrega. No mês passado, após a série de impasses burocráticos, a Secretaria de Assuntos Penitenciários (SAP) do governo do Estado de São Paulo informa que a unidade será entregue no primeiro semestre de 2017. A obra tem custo total de R$ 49,6 milhões e terá capacidade para receber 768 detentas.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Imprensa Sindasp-SP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile