Penitenciária e CRF economizarão por ano mais de R$ 1 milhão na conta d´água

0
31

 

Penitenciária de Riolândia e Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José dos Campos batem meta de economia de água e são premiadas assinando contrato com Sabesp que garante desconto de 25% na conta

 

As opiniões foram unânimes: os gestores das duas unidades estão de parabéns. Sem grandes investimentos, bateram a meta de redução no consumo de água, combatendo o desperdício. Hoje, 06/03, viram o resultado de seus esforços: assinaram contrato com a companhia de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos (Sabesp), aderindo ao Programa de Uso Racional da Água (Pura).

 

O Pura preconiza o uso racional da água e, no caso dos agentes públicos, premia os que a ele aderirem, com um desconto de 25% da tarifa na assinatura do contrato. Para aderir ao Pura, porém, a entidade tem que antes passar por um diagnóstico, feito pelos próprios técnicos da Sabesp.

 

Nessa avaliação, são indicadas todas as ações que o órgão deve fazer para combater o desperdício d´água. Elas vão de reformas e troca de equipamentos para combater vazamentos, até atitudes como optar por varrer o pátio do presídio em vez de lavá-lo todo dia de mangueira. A Sabesp também oferece treinamento para conscientizar as pessoas que usam o local, sobre as atitudes corretas. Só após a redução do consumo da água é que a entidade assina o contrato que lhe garante o desconto. O órgão se compromete também a manter o manejo correto durante toda a duração do contrato.

 

Primeiras da fila – A Penitenciária de Riolândia e o CRF de São José dos Campos foram pioneiros, por terem conseguido diminuir o consumo sem necessidade de grandes investimentos. A unidade feminina aproveitou uma reforma no pavilhão externo da unidade, que já estava em andamento, para colocar registros separados nos chuveiros e nas descargas. Com isso, só há fornecimento de água para banho em horário pré-determinados, impedindo o uso desnecessário do chuveiro. No pavilhão interno, as válvulas do banheiros foram trocadas, pois várias apresentavam vazamentos.

 

Mais importante do que os equipamentos, porém, foi a mudança de cultura, como explica a diretora da unidade, Eliana Maria Capostagno: “ Uma vez fui falar com uma das meninas que estava usando uma mangueira para tirar algumas folhas do chão. Expliquei que nesses casos é melhor usar uma vassoura”, exemplifica.

 

No caso específico da Penitenciária de Riolândia, o desafio foi bem maior: a unidade fica numa região extremamente quente do Estado, o que naturalmente já aumenta o consumo. Mesmo assim, a unidade conseguiu bater a meta proposta pelos técnicos da Sabesp com atitudes simples, como reduzir a pressão da água e trocar as conexões e torneiras por números menores, o que diminui o fluxo sem que o usuário sinta a perda.

 

A Sasbesp realizou um geofonamento (serviço de detecção de vazamentos) na unidade. Com isso, orientou a equipe de manutenção da penitenciária, que passou a ficar muito mais atenta ao desperdício. “O engajamento da equipe da unidade foi fundamental para atingir o objetivo”, salienta o diretor substituto Walmur Lopes Silva, presente à cerimônia de assinatura dos contratos.

 

Também estiveram presentes a executiva pública Paula Maria Goretti Pudles de Oliveira, responsável pelo gerenciamento do Programa de Melhoria na SAP; a coordenadora do Programa de Melhoria do Gasto Público, Carla Almeida; a coordenadora do Pura no interior e litoral, Alba Quintela; o gerente do Departamento Comercial da Sabesp, Nilton Gomes de Moraes; o representante da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Camilo Gava; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, além de membros da equipe da Sabesp vinculadas ao programa e funcionários da SAP.

 

Em sua fala, Pudles destacou o engajamento e a economia atingida de mais de um milhão de reais/ano só pelas duas unidades. “Antes de sermos servidores, somos cidadãos. Estamos garantindo o bom uso do dinheiro dos nossos impostos”, destaca a servidora da SAP.

 

Alba Quintela, da Sabesp, expressou seu encantamento com o engajamento dos funcionários da SAP com o projeto. “Você percebe que tem amor nessa história. Estou encantada com a vontade de fazer de vocês”, declarou a coordenadora do Pura no interior e litoral.

 

Dedicação que começa já com o secretário da SAP, como destacou Carla Almeida: “ele vai além da fiscalização dos contratos, envolvendo-se e respaldando vocês”, afirmou, dirigindo-se à plateia de funcionários da Secretaria. “Vocês estão à frente de porque a gente percebe um envolvimento do secretário”, elogiou.

 

Encerrando as falas, Lourival Gomes ressaltou a importância do empenho dos funcionários nos cinco pontos escolhidos pela SAP como prioritários para economizar: energia elétrica, água, telefone, diárias e combustível.

 

Ele destacou ainda a criatividade dos servidores na busca pelo desenvolvimento de soluções e o empenho heroico no desempenho das tarefas nas condições mais extremas: “Quem acaba preso em geral teve problemas sérios na educação familiar e não foi criado dentro de uma cultura de economia, especialmente quando não está pagando a conta”, explica o secretário, que ainda aponta como objetivo a ser perseguido pelos servidores “economizar, evitando o desperdício, porém sem afetar a qualidade do serviço”, reforça.

 

Fonte: SAP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.