Penitenciária federal de Mossoró ainda não recebeu nenhum preso

Penitenciária ainda aguarda recebimento de presos
Inaugurado há três semanas, a penitenciária federal de Mossoró ainda não recebeu nenhum preso. A unidade, a quarta a integrar o Sistema Prisional Federal (SPF), idealizado pelo Ministério da Justiça, conta com 208 celas individuais e já dispõe de 34 agentes federais trabalhando, mas ainda aguarda a demanda das justiças estaduais de todo o país.

Outros agentes federais aguardam nomeação e enquanto isso, o MJ solicitou que um convênio seja assinado com o governo do Rio Grande do Norte, para que policiais militares que compõem a Força Nacional sejam enviados a Mossoró, para a guarda nas guaritas externas do presídio.

?Isso ainda está sendo instrumentalizado, mas o pessoal daqui já está de sobreaviso?, esclareceu o secretário estadual de Justiça, Leonardo Arruda. Ele lembra que não adianta também deslocar os policiais de elite para o presídio, sem que qualquer preso esteja sendo mantido no local. Também está sendo resolvido se esses policiais receberão diárias pelo estado ou pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Os presídios federais do país foram construídos principalmente para isolar líderes de facções criminosas, assim como afastá-los de sua área de atuação. Mas o envio de tais homens às unidades de segurança máxima depende da justiça estadual em que eles pagam a pena. Por telefone, a equipe de reportagem da TN entrou em contato com a subsecção da Justiça Federal em Mossoró. O chefe da vara disse que até ontem, não tinha notícia de que algum ofício tenha chegado às mãos do juiz Antônio José de Carvalho Araújo.

Fonte: Tribuna do Norte
IMPRENSA SINDASP-SP