Inicio Geral Penitenciária federal de Mossoró deve receber presos no início de 2010

Penitenciária federal de Mossoró deve receber presos no início de 2010

0

A penitenciária federal de Mossoró deverá receber os primeiros presos no início de 2010. A previsão é do Sistema Penitenciário Federal (SPF), do Ministério da Justiça. A informações foi publicada em uma matéria postada no site do Ministério nesta quinta-feira (24).

A matéria cita que o SPF comemorou três anos de atividade em 2009. As unidades de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO) estão em pleno funcionamento. ‘Já o presídio de Mossoró (RN) receberá os primeiros presos no início de 2010’, diz o texto. Atualmente o SPF custodia 343 presos e, até janeiro, esse número poderá chegar a 457.

Criado em 2006, o SPF é uma iniciativa do Governo Federal para apoiar os estados no combate ao crime organizado. Desde a criação do SPF os estados solicitaram, aproximadamente, 1200 vagas para a transferência de presos. Alguns pedidos ainda estão em análise no Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e por juizes federais e estaduais de execução penal.

Dados do Ministério da Justiça indicam que após o SPF houve uma redução em mais de 80% nos eventos críticos nos estados como rebeliões e motins.

O diretor do SPF, Wilson Salles Damázio, acredita que os presídios federais de segurança máxima foram fundamentais para o controle do crime organizado no país e somou esforços nas ações de prevenção do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). ?A expertise desenvolvida pelo SPF tem contribuído, ainda, com apoio na área de inteligência, fazendo varredura em várias unidades estaduais, a fim de detectar aparelhos celulares e de coibir outras práticas que permitem que criminosos continuem atuando dentro dos presídios?.

Como exemplo do trabalho de agentes do SPF nos estados, Damázio citou um caso no Espírito Santo em que foram localizados os de comunicação utilizados num caso de seqüestro e resolveram o caso.

Treinamento
Em busca de aprimorar os serviços de segurança dos presídios federais, o Depen promoveu concurso público no início do ano para 650 novos servidores. São agentes penitenciários e especialistas em assistência penitenciária. Metade já tomou posse e a outra metade deve assumir até o início de 2010. Eles serão responsáveis pelas unidades federais que estão em quatro estados do país.

Fonte: Tribuna do Norte
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile