Penitenciária Federal de Porto Velho recebe primeiros detentos

Inaugurada há duas semanas, a Penitenciária Federal de Porto Velho recebeu os primeiros detentos nesta quarta-feira (1º). Trinta e nove presos de alta periculosidade foram transferidos do presídio Urso Branco, também na capital de Rondônia, para o novo presídios federal.

Esses presos são líderes de facções criminosas e contribuíam para uma situação de tensão permanente no sistema penitenciário do estado. Eles respondem por tráfico de drogas, latrocínios, assaltos a banco, homicídios e sequestros.

A operação de transferência contou com o apoio de agentes penitenciários federais, policiais federais e militares de Rondônia, além da Polícia Rodoviária Federal, em um total de 120 homens, apoiados por veículos especiais e um helicóptero.

A transferência dos detentos foi executada com o aval da Vara de Execução Penal do Estado e do juiz federal corregedor responsável.

Mossoró

Nesta sexta-feira (3), uma nova unidade do Sistema Penitenciário Federal entrará em funcionamento em Mossoró, localizada a cerca de 277 km de Natal (RN). Esta será a quarta unidade do SPF: além de Porto Velho, estão em funcionamento desde 2006 os presídios de Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

Com a transferência de presos realizada hoje, o SPF abriga cerca de 314 detentos, entre líderes de facções criminosas com atuação no Brasil e no exterior.

Desde 2006, o Sistema Penitenciário Federal recebeu presos de quase todas as unidades da federação. Desde então, houve redução de 70% das rebeliões nos estados, segundo o SPF.

Fonte: MJ
IMPRENSA SINDASP-SP