PF lança projeto para revolucionar retrato falado

A Polícia Federal lança na terça-feira, 30 de junho, o Projeto Horus. Trata-se da implantação de um sistema de identificação por retrato falado totalmente digital. A técnica de retrato falado é uma consagrada ferramenta de identificação de criminosos utilizada nas investigações policiais de todo o mundo.

A inovação apresentada consiste na criação de um banco de imagens coloridas de alta definição e no desenvolvimento de um conjunto de técnicas de equalização de tons de pele, inserção de marcas corporais, acessórios, projeções de envelhecimento e simulação de disfarces. Esse projeto é resultado da constante busca pelo aperfeiçoamento das técnicas de identificação de pessoas, sejam criminosas ou desaparecidas, com a criação de uma ferramenta que possibilite a elaboração do retrato falado com qualidade fotográfica.

O projeto é desenvolvido por papiloscopistas policiais federais e servidores administrativos do Instituto Nacional de Identificação, utilizando-se de recursos próprios, com baixos custos para a Polícia Federal. A cerimônia de lançamento será realizada no Instituto Nacional de Identificação às 09 horas e contará com a presença do Diretor Geral do DPF, Luiz Fernando Corrêa, bem como de outras autoridades.

Fonte: PF
IMPRENSA SINDASP-SP