PLC prevê condicionamento físico como critério para ingresso de ASP

0
18

Carlos Vitolo
Assessor de imprensa do Sindasp-SP

O projeto tem o objetivo de dar nova redação ao artigo 4º da citada lei para incluir mais uma fase eliminatória no concurso de ingresso da carreira: a prova de condicionamento físico. ?A presente medida tem o escopo de modificar o processo de seleção dos candidatos a este cargo, através da inclusão de mais uma fase eliminatória no concurso público para provimento dos cargos desta carreira?, descreve o texto, que também lembra que tal fase já ocorre para o provimento de cargos de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária AEVP).

Conforme o PL, ?a medida decorre de estudos realizados no âmbito da Secretaria da Administração Penitenciária?. Atualmente, de acordo com o artigo 4º da mencionada Lei Complementar, ?o provimento dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária far-se-á sempre precedida de concurso público realizado em 3 (três) fases eliminatórias e sucessivas, quais sejam, provas ou provas e títulos; prova de aptidão psicólogica e comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e privada?.

Segundo a proposta, a alteração é necessária, ?tendo em vista as peculiaridades das atividades por estes desempenhadas, bem como o risco laboral que é intrínseco a esta atividade?.

Por fim, os motivos descrevem que ?a aceitação desta propositura aprimorará o processo de seleção dos candidatos aos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, contribuindo inclusive para a melhora da segurança das unidades prisionais?.

💡Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).

Complementar nº , de de de 2010

Altera a Lei Complementar nº 959, de 13 de setembro de 2004, que dispõe sobre a reestruturação da carreira de Agente de Segurança Penitenciária.

O Governador do Estado de São Paulo:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

Artigo 1º – O artigo 4º da Lei Complementar nº 959, de 13 de setembro de 2004, passa a vigorar com a seguinte redação:

?Artigo 4º – O provimento dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária far-se-á sempre na classe inicial, mediante nomeação em caráter de estágio probatório, precedida de concurso público, realizado em 4 (quatro) fases eliminatórias e sucessivas, a saber:

I – provas ou provas e títulos;

II – prova de aptidão psicológica;

III – prova de condicionamento físico;

IV – comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada.

Parágrafo único – Em cada fase do concurso, serão verificadas as qualificações essenciais para o desempenho das atribuições do cargo.? (NR)

Artigo 2º – Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, aos de de 2010.

Alberto Goldman

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.