Inicio Geral PM faz policiamento dentro dos ônibus

PM faz policiamento dentro dos ônibus

0

O secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Diógenes Curado, decidiu desencadear a operação ?Cosme e Damião? para conter, com policiais dentro dos ônibus, o aumento da violência contra trabalhadores e usuários do sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. A medida foi tomada durante reunião com representantes da categoria, que aconteceu após o protesto de motorista e cobradores que parou as regiões centrais e administrativas das duas cidades na manhã de ontem.

A manifestação aconteceu depois que o motorista da União Transportes Alexandre Ferreira Farias, 28 anos, foi baleado na cabeça durante um assalto na última segunda-feira. O fato ocorreu no bairro São Simão, em Várzea Grande. Farias continua internado em estado grave no Pronto-Socorro Municipal da cidade.

Assim como Farias, vários outros colegas também passaram por situações parecidas. É o caso do cobrador Washington Lino Gomes da Silva, 27 anos, também baleado na cabeça durante um assalto, no bairro Itapajé. Ele ficou nove dias internado e, como sequelas, teve paralisia parcial no lado esquerdo do corpo. Porém, o medo é a maior das marcas. ?A gente tem medo, mas tenho dois filhos e preciso trabalhar?, comentou.

Indignado com a violência, o pai do motorista Washington Paulo Gomes Aguiar, Cilas Gomes, também participou do protesto. O filho foi baleado no pescoço durante um assalto ao coletivo no qual trabalhava, em outubro de 2006. Washington Aguiar ficou tetraplégico. ?O sonho do meu filho era ser motorista, mas só conseguiu realizá-lo por nove meses?, lamentou.

RESULTADO – A reunião entre Diógenes Curado e representantes da diretoria do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETT/CR) durou cerca de uma hora e meia. ?Foi positivo. Vão colocar policiais nos ônibus e vamos acompanhar a evolução dos trabalhos?, disse o presidente do Stett, Olmir Fêo.

Segundo Curado, o policiamento ostensivo dentro dos coletivos seria feito imediatamente. ?A operação Cosme e Damião irá melhorar a segurança e dar maior tranqüilidade aos trabalhadores e passageiros?, disse acreditar.

Ao reconhecer que a situação é preocupante, Curado também garantiu que haverá policiais suficientes para atender toda a população, inclusive durante a Expoagro, que começa hoje.

?Vamos utilizar o pessoal da jornada de trabalho voluntária?, disse o secretário informando ainda que novas reuniões serão realizadas com os trabalhadores e representantes do sindicato patronal.

O protesto teve início às 7 horas no Terminal André Maggi, por onde passam aproximadamente um mil usuários diariamente. De lá, onde os ônibus ficaram parados por quase uma hora, os manifestantes seguiram para a Capital e estacionaram os veículos ao longo da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha). Minutos depois, foram para as ruas do Centro Político Administrativo (CPA), onde fica a sede da Sejusp. O trânsito ficou complicado e lento e foi controlado por policiais militares e agentes municipais de trânsito. Aos poucos, os coletivos voltaram a circular normalmente.

Fonte: Portal do Estado de Mato Grosso
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile