Inicio Geral Polícia Judiciária Civil comemora 168 anos de existência em Mato Grosso

Polícia Judiciária Civil comemora 168 anos de existência em Mato Grosso

0

A Polícia Judiciária Civil comemora 168 anos de existência no Estado de Mato Grosso. A Instituição foi criada em 24 de maio de 1842 e as celebrações de seu aniversário acontecem no mês de abril, conforme o art. 6º da Lei Complementar 155, de 14 de janeiro de 2004, que institui o dia 21 de abril como data comemorativa da Polícia Civil de Mato Grosso, exaltando o vulto de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono das Polícias. No Brasil, a Polícia Civil é um dos órgãos instituídos em 1808 por D. João VI. Em 2008, a Instituição completou 200 anos de existência no País.

As comemorações do aniversário estadual da PJC acontecerão no dia 30 de abril, com a entrega de 94 medalhas a policiais e personalidades que contribuíram para o crescimento da Instituição. No dia seguinte, 1º de maio, será realizado um torneio esportivo, na sede da Academia de Polícia Civil.

Em mais de um século e meio a Polícia Judiciária Civil evoluiu em todos os aspectos. Atualmente são 159 Delegacias de Polícia instaladas e 2.570 policiais distribuídos nas unidades da capital e interior. As melhorias na infraestrutura – aquisição de equipamentos de ponta, armamento, viaturas – e no capital humano refletem na qualidade dos serviços prestados à população. Em sete anos (2003/2009), o inquérito policial aumentou 307,97%, nos autos concluídos. As prisões tiveram crescimento de 347%, no período de 2003 a 2009. Os homicídios dolosos apresentam um dos mais altos índices de esclarecimentos do País. Em 2009, a Polícia Civil fechou o ano com 91,14% crimes com autorias identificadas, na capital mato-grossense.

Polícia Judiciária Civil é uma instituição permanente do Poder Público, ligada a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cuja estrutura incorpora delegacias, órgão de ensino, administrativo e operacional.

CURIOSIDADES

O primeiro Diretor Geral do Departamento Geral de Polícia foi o Bacharel Sérgio Adib Hage, nomeado em 7 de junho de 1972. A primeira viatura da Polícia Civil foi um Fusca para a cidade de Cuiabá. Com a implementação da Lei nº 4.721 de 12 de julho de 1984, foi finalmente criada a Polícia Civil de carreira, cujo requisito de ingresso é o concurso público. O primeiro concurso para provimento de cargos foi realizado em 1985.

Fonte: Luciene Oliveira – Assessoria/PJC-MT
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile