Inicio Geral Policiais receberam do Governo do Amazonas 14º e 15º salário

Policiais receberam do Governo do Amazonas 14º e 15º salário

0

O governador em exercício Omar Aziz anunciou nesta terça-feira (15) a instituição do pagamento de 14º e 15º salário para policiais civis e militares. Segundo Omar, o benefício será concedido por mérito, de acordo com o aumento da produtividade policial e, consequentemente, a queda nos índices de criminalidade.

?É uma remuneração baseada nos resultados que será paga de acordo com o aumento dos indicadores de produtividade, como a apreensão de armas, de entorpecentes e a presença do policiamento nas ruas, por exemplo. Ao mesmo tempo devem diminuir os indicadores de resultados, como a queda nos índices de roubo, furto e outros crimes contra o patrimônio e as pessoas?, observou Omar Aziz.

Ele destacou que o governador Eduardo Braga aguarda a conclusão do estudo que está sendo feito pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), onde serão definidos os indicadores e os percentuais a serem adotados para começar a pagar o benefício. ?Já temos a minuta do decreto que deverá ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa. A ideia é que seja retroativo a 2009?, disse o governador em exercício.

A remuneração do 14º e 15º obedece a critérios parecidos com o que o governador Eduardo Braga estabeleceu para a Educação. Professores das escolas estaduais que alcançam nota entre 5,0 e 5,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) recebem 14º salário, enquanto aqueles que alcançarem nota igual ou superior a 5,5 têm direito ao 15º.

Além da redução da criminalidade, o Governo do Estado espera, com a medida, gerar mais estimulo e motivar os policiais. ?Ao mesmo tempo em que o Governo está se empenhando para combater a corrupção policial e punir o mau exemplo, também quer reconhecer e premiar o bom policial. É um prêmio por mérito, onde a sociedade reconhece a boa polícia, aquela que dá resposta à sociedade e se empenha para oferecer uma segurança pública cada vez mais eficaz. A segurança que planejamos oferecer para a população de Manaus?, comentou Omar Aziz.

Segundo ele, o Governo tem feito esforços para melhor equipar as polícias Civil e Militar, mas também reconhece que tem que valorizar o policial. ?Não adianta comprarmos novos equipamentos se não tivermos pessoas, homens e mulheres preparados e motivados para atuar contra a criminalidade. Temos grandes policiais. Aquelas pessoas que se associam ao crime, temos que tirar da polícia?, disse Omar ao ressaltar que somente este ano 114 policiais civis e militares foram punidos, 40% a mais que o ano passado, sendo que 33 foram expulsos.

Ele citou que ao mesmo tempo, medidas estão sendo tomadas para a repressão ao crime, como o combate ao tráfico de drogas e de armas na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, a partir da Operação Tríplice Fronteira, em parceria com a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal que já estão atuando em municípios, como Bejamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte.

Também citou as políticas sociais que visam dar mais oportunidade aos jovens. ?Estamos com mais de 100 mil jovens no programa Jovem Cidadão e no programa Galera Nota Dez. Combatemos com a repressão e damos uma outra alternativa ao jovem e ao adolescente, oferecendo uma oportunidade e mostrando um caminho bom?. Lembrou que este tipo de política será reforçada com a inserção do Amazonas no Programa Nacional de Segurança e Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.

Policiamento nas ruas ? Omar também destacou os últimos investimentos feitos como a entrega de 100 novas viaturas, a incorporação de 580 soldados na Operação Natal, para reforçar o policiamento ostensivo junto com a entrega de 50 motocicletas que serão doadas pela Moto Honda. ?As nossas equipes da PM estão se renovando, se preparando para dar a resposta positiva à altura do que o nosso povo merece. Uma polícia honesta, que diga não à corrupção e sim à cidadania e ao cidadão de bem. Uma polícia que possa ser admirada e respeitada?.

Fonte: Agecom

__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile