Ocorrência registrada em 09/07/2024
Um policial penal foi feito refém durante um motim na penitenciária de Avanhandava, que fica às margens da rodovia Marechal Rondon (SP-300). O caso teria ocorrido no último dia 09, na unidade, que abriga 1.172 detentos. A capacidade é para 811.
Conforme divulgou o Sifuspesp (Sindicado dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), o agente foi feito refém quando os presos do pavilhão disciplinar retornavam do banho de sol.
Na oportunidade, cinco deles renderam o diretor de turno, utilizando-se de espetos feitos com escovas de dentes. “O diretor geral interveio junto com outros policiais penais e, após negociações, conseguiram dominar os detentos e resgatar o servidor”, destacou.
Ainda segundo o sindicato, os presos envolvidos foram transferidos para a penitenciária de Avaré. “A falta de efetivo e de automatização da porta do PD, contribuiu para que os detentos fizessem o servidor de refém”, enfatizou.
SAP
Em nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), informou que o corpo funcional da penitenciária interveio, liberando o agente penitenciário no último dia 09. “Ele sofreu escoriações leves e passa bem”, ressaltou.
A pasta ainda acrescentou que os sentenciados envolvidos na ocorrência foram transferidos para outra penitenciária para cumprimento de sanção disciplinar, além das consequências criminais que poderão ser aplicadas.
José Carlos de Oliveira – Kako
Informações – IVAN AMBRÓSIO – AVANEWS – Foto – Arquivo/Interior Penápolis.