Polizia Penitenziaria chega domingo a Prudente

O encontro entre agentes penitenciários e os policiais italianos terá congresso na quarta-feira

No próximo domingo (17), a comitiva da Polizia Penitenziaria italiana desembarca no aeroporto “Adhemar de Barros” de Presidente Prudente. A visita ao Brasil, especificamente no Estado de São Paulo, acontece de 17 a 24 de fevereiro. Os italianos deixarão Roma no sábado (16) para participarem do “II Encontro Bilateral de Agentes de Segurança Penitenciária do Estado São Paulo e Polizia Penitenziaria Italiana”.

O objetivo da visita dos italianos conhecer o sistema penitenciário do Brasil, e retribuir a visita dos diretores do Sindasp-SP, que ocorreu de 25 a 29 de junho de 2012, quando o Sindasp-SP estive na Itália para participar do primeiro encontro.

A comitiva italiana será formada por cinco policiais: o Segretario Generale del SAPPe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria), Dott. Donato Capece, o Segretario Generale Aggiunto, Giovanni Battista Durante, o Segretario Generale Aggiunto, Roberto Martinelli, o Segretario Nazionale, Emilio Fattorello, e o Delegato Provinciale di Milano, Alfono Greco.

Os policiais penitenciários ficarão hospedados em Presidente Prudente, onde está a Sede Estadual do Sindasp-SP e farão visitas em diversas unidades prisionais, principalmente da região Oeste do Estado e da Grande São Paulo.

As atividades terão início na segunda-feira (18), às 9h, com um “Café com a imprensa” e entrevista coletiva na Sede Estadual do Sindasp-SP. No período da tarde, os policiais e diretores do Sindasp-SP estarão em visita na Penitenciária de Presidente Prudente. (no CR, e regimes fechado e semiaberto).

Na terça-feira (19), as visitas serão no Regime Diferenciado (RDD) de Presidente Bernardes, nas Penitenciárias I e II de Presidente Venceslau, no Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e na Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), onde serão recebido pelo coordenador Roberto Medina.

No dia 20, quarta-feira, os policiais serão recebidos na Câmara Municipal de Presidente Prudente, pelo presidente da Casa, Valmir da Silva Pinto, e demais vereadores, além do prefeito, Milton Carlos de Mello. Ainda na quarta-feira, a partir das 16h30, até às 19h, será realizado um congresso com a participação de filiados do Sindasp-SP e da Febrasp (Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários). Estarão presentes agentes penitenciários de diversos estados do País e também o ex-comandante da Região Metropolitana de BH, Coronel da Reserva da PMMG, Amauri Meireles.

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, convida a todos os filiados para marcarem presença no evento, onde terão a oportunidade de conhecerem mais de perto os policiais italianos e até fazerem perguntas.

Na quinta-feira (21), o governador Geraldo Alckmin receberá a comitiva do Sindasp-SP e dos policiais italianos em audiência no Palácio dos Bandeirantes. Em outra audiência, o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, também receberá a comitiva em seu gabinete. Diversas outras autoridades políticas e militares também os policiais e os diretores do Sindasp-SP.

A Polizia Penitenziaria Italiana é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que tramita no Congresso Nacional, e que cria a Polícia Penal, que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal.

Durante a estadia da Polizia Penitenziaria Italiana no Brasil publicaremos reportagens diárias no site do Sindasp-SP (www.sindasp.org.br) relatando o andamento das visitas nas unidades prisionais e audiências.