Polizia Penitenziaria e Sindasp visitam unidades do Estado

Italianos elogiam CR e Penitenciária de Prudente, ficam surpresos com RDD e aplaudem ação do GIR na PII de Venceslau

Desde o último domingo (17) cinco integrantes da Polizia Penitenziaria italiana visitam as unidades prisionais do Estado de São Paulo, a convite do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo).

Os policiais penitenciários, que são hóspedes oficiais do município de Presidente Prudente, são diretores do Sappe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria). A comitiva é formada pelo Segretario Generale del Dott. Donato Capece, o Segretario Generale Aggiunto, Giovanni Battista Durante, o Segretario Generale Aggiunto, Roberto Martinelli, o Segretario Nazionale, Emilio Fattorello, e o Delegato Provinciale di Milano, Alfono Greco.

Os integrantes da Polizia Penitenziaria italiana permanecem no Brasil até o próximo dia 24 e participam do “II Encontro Bilateral de Agentes de Segurança Penitenciária do Estado São Paulo e Polizia Penitenziaria Italiana”.

O objetivo da visita é conhecer o sistema penitenciário do Brasil, especificamente do Estado de São Paulo, e apoiar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal, que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal. A Emenda reconhece constitucionalmente a categoria, concedendo a ela poder de polícia, tal qual ocorre na Itália. A Polizia Penitenziaria Italiana é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar o projeto.

Os policiais retribuem a visita dos diretores do Sindasp-SP na Itália, que ocorreu de 25 a 29 de junho de 2012, quando ocorreu o primeiro encontro.

Visitas nas unidades:

Na manhã de segunda-feira (18) os cinco policiais concederam entrevista coletiva à imprensa na Sede do Sindasp-SP. As emissoras de TV Globo (Fronteira), Band, SBT e Record, além rádios, jornais impressos e sites estiveram presentes e destacaram a presença da ou a presença da Polizia Penitenziaria na sede do Sindasp-SP.

Durante a entrevista, o Secretário Geral Donato Capece destacou que União Europeia enviará uma moção de apoio ao Congresso Nacional com o objetivo de sensibilizar os deputados, senadores e governo brasileiro visando a aprovação da PEC 308/04.

Na terça-feira (19), os policiais conheceram o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de Presidente Bernardes. Os italianos ficaram surpresos com a estrutura de segurança da unidade e elogiaram muitos o trabalho exemplar e profissional desenvolvido pelos agentes penitenciários, pelo diretor da unidade e pelo coordenador da Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado), Roberto Medina, que acompanha pessoalmente a visita desde o primeiro.

Os integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) fizeram a simulação de uma invasão de cela, com escudos, tonfas, cães e, inclusive, a explosão de uma granada. Também visitaram as instalações da Croeste, o serviço de inteligência e o estande de tiro da Penitenciária I de Venceslau, com a apresentação impecável do canil.

No período da tarde, a visita aconteceu na Penitenciária II de Presidente Venceslau, onde os policiais presenciaram a “tranca” após o banho de sol. A ação é realizada diariamente pelos integrantes do GIR da unidade. A penitenciária abriga detentos de alta periculosidade e tanto a soltura quanto a tranca para o banho de sol é realizado com presença marcante dos heróis do GIR. Os italianos não pouparam elogios pela realização da ação com perfeição e profissionalismo dos “homens de preto”.

Nesta quarta-feira (20) a comitiva estará em visita na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista (9h), e na Penitenciária de Dracena (10h30). Às 14h, os policiais serão recebidos na Câmara Municipal de Presidente Prudente, pelo presidente da Casa, Valmir da Silva Pinto, e demais vereadores, além do prefeito, Milton Carlos de Mello. A partir das 16h30, até às 19h, será realizado um congresso com a participação de filiados do Sindasp-SP e da Febrasp (Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários). Estarão presentes agentes penitenciários de diversos estados do País e também o ex-comandante da Região Metropolitana de BH, Coronel da Reserva da PMMG, Amauri Meireles. (Todos os filiados estão convidados).

Na quinta-feira (21) o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, receberá a comitiva em seu gabinete às 9h. O governador Geraldo Alckmin também receberá a comitiva do Sindasp-SP e dos policiais italianos em audiência no Palácio dos Bandeirantes às 17h. Diversas outras autoridades políticas e militares também os policiais e os diretores do Sindasp-SP.