População de Araçariguama é contra instalação de presídios

0
40

Uma audiência pública foi realizada nesta quarta-feira (15) em Araçariguama (SP) para debater a construção de um presídio na cidade. A obra foi anunciada pelo governo do estado. Vereadores e o prefeito são contra a criação da nova unidade prisional. A população também. Três mil pessoas participaram da audiência.

 
A rua em frente à Câmara Municipal foi fechada. Um telão foi instalado do lado de fora para que os moradores acompanhassem a audiência pública. Vereadores de Araçariguama contestam a instalação de um presídio da cidade, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado no mês passado. “Queremos revogar o decreto por meios legais”, afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo de Almeida Souza.
 
Vereadores de outras doze cidades da região e outros representantes políticos também foram convidados para participar da audiência. Durante a reunião, os vereadores leram uma moção de repúdio à construção do presídio. Segundo os parlamentares, uma cópia do documento já foi entregue ao governador Geraldo Alckmin.
 
O prefeito de Araçariguama, Roque Hoffmann, falou no plenário e também se posicionou contra a construção da unidade prisional. A população participou com muita manifestação.
 
A construção do presídio de Araçariguama faz parte de um plano de expansão das unidades preisionais do estado. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, na cidade serão abertas 1.530 novas vagas em dois Centros de Detenção Provisória (CDP).
 
A área para a construção dos dois CDPs já foi desapropriada. São 252 mil metros quadrados perto da antiga fábrica de celulose, que fica na região industrial da cidade. A obra está em fase de pré-licitação.
 
O resultado dessa audiência pública será oficializado em um documento. Vereradores e prefeitura querem criar um conjunto de argumentos para que o decreto do governo do estado seja revogado. Esse documento deve ser entregue ao governador Geraldo Alckmin para complementar a moção de repúdio à construção do presídio.
 
Fonte: G1
 
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.